> TABOCAS NOTICIAS : Cor do xixi, odor e ardência podem indicar infecções e inflamações

sábado, 30 de agosto de 2014

Cor do xixi, odor e ardência podem indicar infecções e inflamações

Fazer xixi não é apenas uma oportunidade para descansar as pernas e pensar na vida. Uma das seis a oito vezes que vamos ao banheiro fazer xixi por dia pode ser uma boa oportunidade para investigar sua saúde. Basta parar por alguns segundos para observar a urina. Caso haja alterações de cor e odor, por exemplo, pode haver algum problema escondido. ‘Observando a urina podemos distinguir algumas condições importantes para nossa saúde’, explica o urologista César Camara, membro da Sociedade Brasileira de Urologia. Que tal seguir a dica? A seguir mostramos a quais alterações da urina você deve ficar atento e o que elas podem indicar.

Cor do xixi
O urologista explica que urina avermelhada pode significar presença de sangue e esse é um sinal para correr para o consultório do urologista. Urina muito escura, de coloração próxima ao preto, pode surgir nos casos de hepatite. Urina escura com odor forte pode significar que você não está tomando líquidos suficientemente.

Odor ao urinar
Quando a urina estiver com um cheiro muito forte, pode haver uma infecção em curso, mas ele provavelmente aparecerá quando já houver também outros sintomas, como febre, por exemplo. ‘Quando sentir que sua urina está com cheiro ruim, tome mais líquido até que ela clareie e o odor melhore’, recomenda César. Caso isso não ocorra, procure seu urologista’.

Dor e ardor ao urinar
A dor e a ardência ao urinar é um sintoma comum da infecção urinária, mas outras condições não infecciosas também podem causá-la. ‘Irritação por alimentos muito condimentados, álcool, cafeína, endometriose, contração involuntária do esfíncter urinário durante a micção ou mesmo tumores da bexiga e da uretra também podem causar essas sensações.

Xixi na calça
‘As perdas de urina na mulher podem acontecer por incontinência urinária e, quando as perdas surgem com vontade repentina de urinar, pode ser sinal de uma infecção mais forte e até mesmo carcinoma in situ – um tipo de tumor que causa muita urgência para urinar com possíveis escapes de xixi associados’, explica César. (Bolsa de Mulher).

Nenhum comentário:

Postar um comentário