> TABOCAS NOTICIAS : Justiça nos EUA diz que 'selfie' de macaco não pertence a fotógrafo

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Justiça nos EUA diz que 'selfie' de macaco não pertence a fotógrafo


O órgão regulador de direitos autorais dos EUA, o US Copyright Office, negou ao fotógrafo britânico David Slater o direito sobre o selfie feito por um macaco na ilha indonésia de Sulawesi em 2011, segundo a revista "New Yorker".

Slater tinha entrado com uma ação contra a Fundação Wikimedia, na qual pedia US$ 30 mil (quase R$ 67 mil) de indenização, porque a empresa se negava a retirar de sua coleção de imagens o "selfie" feito pelo macaco.

Justiça nos EUA diz que 'selfie' de macaco não pertence a fotógrafoDavid Slater reivindicava a propriedade da imagem. O macaco fez um autorretrato sorridente após roubar a câmera do fotógrafo em 2011.

"A imagem me pertence. Mas, como foi o macaco que apertou o botão e tirou a foto, eles (Wikimedia) dizem que o macaco é o titular dos direitos autorais", havia declarado o fotógrafo à imprensa britânica, antes do julgamento.

Pela lei americana, segundo Katherine Maher, porta-voz da Wikimedia, a foto não pertence a Slater. "Neste caso particular, os direitos autorais não pertencem a ninguém e o arquivo é de domínio público. Não pertence ao macaco nem ao fotógrafo", disse Maher. Fonte: Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário