A retenção de macas das ambulâncias do Samu já é fato corriqueiro no cotidiano da Saúde Pública potiguar. No entanto, a suspensão de cirurgias por parte de médicos de cooperativas que estão sem receber do Governo do Estado fez com que a situação ficasse ainda mais grave. Na manhã de hoje (11), 11 ambulâncias do Samu Natal e Metropolitano estavam paradas aguardando a liberação das macas.
Das 11 ambulâncias que estão paradas no Clóvis Sarinho/Walfredo Gurgel, cinco são do Samu Natal e seis do Samu Metropolitano, o que corresponde quase à metade das viaturas do Samu. Uma das ambulâncias está há 15 horas paradas aguardando a liberação da maca.
Em outubro de 2013, o Ministério Público emitiu uma recomendação para que o Poder Público viabilize alternativas para evitar a retenção das macas do Samu. Também em outubro, a Secretaria Estadual de Saúde Pública publicou portaria determinando que todos os diretores dos hospitais da rede estadual liberem as macas do Samu. No entanto, a determinação não vem sendo cumprida.(Ponto de vista) Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário