Uma batata com tamanho bem maior que o comum foi encontrada em um sítio na Zona Rural de Manaus, na última quinta-feira (31). A descoberta surpreendeu a proprietária do local, a agricultora Rosaneida Pereira de Oliveira, de 50 anos, mais conhecida como "dona Rosa". Ela garante que o tubérculo tem mais de 80 kg e revela ainda que frutas e outras raízes grandes já nasceram na plantação durante décadas de cultivo. A agricultura é uma atividade que passa de mãe para filha entre as mulheres de sua família.
A batata em tamanho gigante surpreendeu até mesmo quem está acostumado com as raízes, frutas e temperos. O chefe de cozinha Felipe Schaedler, eleito por dois anos consecutivos como o chefe do ano por uma revista de gastronomia, foi uma das pessoas que se impressionou. "Sempre compro com a dona Rosa, ela acaba trazendo ingredientes mais específicos. São produtos naturais cultivados por aqui. Eu vi o tubérculo na barraca de frutas que ela tem perto do aeroporto. Vamos doar para um pesquisador do Ifam [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas]", disse.
Agricultura em família
Rosa conta que trabalha há décadas com o cultivo e venda de produtos agropecuários. "Comecei com 7 anos. Já tenho 50 anos e continuo lá dia e noite. Criei toda minha família com o dinheiro disso. A batata foi cultivada em um sítio no Ramal do Pau Rosa, na BR-174. Fim de semana fico direto lá. Essa coisa de plantação já aprendi com minha mãe. Passou de mãe pra filha, que passa pra neta", revelou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário