REDAÇÃO ÉPOCA
Para Sam, seu sobrepeso foi o motivo da censura das fotos (Foto: Reprodução / Instagram)
Após postar "selfies" de biquíni em seu perfil no Instagram, a americana Sam Newman foi censurada. Eram fotos da menina, de 19 anos, feitas em frente ao espelho de sua casa. Numa, aparecia de biquíni. Na outra, de calcinha e sutiã. Para a rede social, as fotos violavam as diretrizes do site. E o Instagram bloqueou as imagens.
Sam estranhou a reação da rede social. Por que ela foi a única usuária censurada, em meio a um mar de fotos postadas no Instagram de usuários com pouca roupa, exibindo o corpo? Sam entendeu o bloqueio como um ato de preconceito por parte do Instagram contra pessoas gordas, já que em suas fotos, Sam aparecia com a barriga, braços e pernas de fora, revelando seu sobrepeso.
Revoltada, Sam postou um recado direcionado ao Instagram sobre uma das fotos que havia sido denunciada anteriormente. “Quando você apaga fotos não-sugestivas de mulheres maiores, você está dizendo às mulheres que suas jornadas não importam, que elas não importam. Você está contribuindo com a queda de sua confiança e felicidade e roubando delas a oportunidade de realmente aproveitar o brilho de sua beleza. Fim à discriminação de peso no Instagram."
O manifesto de Sam bombou na web. A foto foi curtida e comentada por milhares de usuários. O caso foi noticiado em programas de TV e sites dos EUA. Diante da repercussão, o Instagram veio a público pedir desculpas à Sam. “Quando nossa equipe analisa relatórios de outros membros da comunidade Instagram, ocasionalmente podemos cometer um erro. Neste caso, nós erroneamente removemos o conteúdo e trabalhamos para corrigir o erro assim que fomos notificados. Nos desculpamos por qualquer inconveniente”.
Uma das polêmicas fotos de corpo inteiro postadas por Sam (Foto: Reprodução / Instagram)
Nenhum comentário:
Postar um comentário