> TABOCAS NOTICIAS : Presidiários planejavam extorquir Marcos Valério em cadeia de MG

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Presidiários planejavam extorquir Marcos Valério em cadeia de MG

Marcos Valério (Foto: Divulgação)
À espera da chegada de Marcos Valério, a administração da penitenciária mineira Nelson Hungria detectou um plano de presidiários para extorquir o ex-operador das arcas clandestinas do PT assim que ele chegasse. Planejavam a investida líderes de uma facção criminosa chamada Comop, Comando Mineiro de Operações. A trama foi descoberta graças a um sistema de monitoramento de conversas de presos que funciona na cadeia, localizada na cidade de Contagem.

Deve-se a revelação à repórter Josie Jeronimo. Ela ouviu o coordenador do Comando de Operações Especiais da cadeia mineira, Adeilton Souza Rocha. Que confimou o ocorrido e relatou as providências adotadas. “Com o intuito de coibir isso, redobramos a vigilância para monitorar individualmente esse preso com poder aquisitivo. Não queremos trazer um fato político para dentro da nossa unidade.”

De resto, os líderes da tal facção foram transferidos para outro pavilhão. E Valério, quando chegar, terá de passar um mês isolado, “em observação”. Preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, Valério aguarda autorização do STF para se transferir para Minas, seu Estado.

Na terça-feira, 28, o ministro Ricardo Lewandowski, que respondia pelo plantão do Supremo na fase final do recesso do Judiciário, enviou ofício ao juiz da Vara de Execuções Penais de Contagem. Na peça, indagou sobre a existência de vaga no cadeião de Contagem, onde já aguardam por Valério um número de matrícula, uma cela e o uniforme vermelho.

Em 2009, detido na penitenciária de Tremembé, em São Paulo, Valério já havia sido vítima de criminosos que enxergaram nele uma oportunidade a ser aproveitada. Nessa época, o operador do mensalão disse a amigos que sofreu violência física e psicológica. Curiosamente, a trama farejada na penitenciária de Contagem pode ser útil para Valério. Ele ganha argumentos para requerer a transferência para uma Apac, como são chamadas as associações de Assistência e Amparo ao Condenado.

Há quatro unidades da Apac em Minas Gerais. Nelas, os presos recebem “atendimento humanizado”. Não há agentes penitenciários para prevenir fugas. Os familiares não passam por revistas humilhantes em dias de visita. Fonte: Blog do Josias

Nenhum comentário:

Postar um comentário