O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou para esta quinta-feira (29), às 11h, uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), integrado pelas autoridades do setor.
A reunião de emergência, na sede do ministério, em Brasília, foi convocada para discutir as causas do apagão desta quarta (28) que atingiu nove estados na região Nordeste.
Os integrantes do comitê vão analisar as causas da queimada no Piauí que levou ao apagão; como o Sistema Interligado Nacional (SIN) operou; se houve falha técnica; e quais medidas podem ser tomadas para acompanhar o caso, estabelecer prazos de investigação e de responsabilização.
Quando o apagão ocorreu, por volta das 15h, o ministro estava em reunião na Petrobras, no Rio de Janeiro, acompanhado do secretário-executivo, Márcio Zimmermann. Os dois saíram para obter informações e se reunir com técnicos do Operador Nacional do Sistema.
O Operador Nacional do Sistema divulgou nota explicando que houve desligamentos em duas linhas devido "a foco de calor (queimada na região)".
O primeiro dos desligamentos foi às 14h58 e o segundo, às 15h06, segundo o texto. A nota diz ainda que as cargas de energia do Nordeste teriam sido praticamente recuperadas às 17h30. Fonte: Com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário