“O amadurecimento do consumidor talvez tenha sido a coisa mais importante que aconteceu no marketing no mundo inteiro”. A frase é de Francisco Madia, que, há 33 anos, fundou a MADIAMUNDOMARKETING, consultoria que já atendeu mais de 500 companhias, em cerca de 1200 trabalhos.
Ele refere-se à inversão de papéis que acompanhou de perto: se antes o comprador era plateia passiva, que aceitava as ofertas das empresas, detentora de produtos e conhecimentos, hoje é o protagonista, que escolhe o quê, quando e como quer consumir – e tem uma rede de informantes para ajudá-lo a se certificar da decisão.
Ao longo dessas quatro décadas na área, Madia criou a Academia Brasileira de Marketing e a Madia Marketing School, escola de especialização vinculada à sua empresa. Acompanhando as transformações do consumidor, ele substituiu seu departamento de pesquisa de mercado pela área de inteligência, dedicado a interpretar os comportamentos que as pessoas expressam nas redes sociais 24 horas por dia, sete dias por semana. “Antes tínhamos um mês, um mês e meio para tomar uma decisão. Era esse o tempo que levava para sair o resultado da pesquisa. Hoje, 70% das decisões são tomadas em menos de uma hora”, diz.
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