> TABOCAS NOTICIAS : CHINA E APPLE ENTRAM EM GUERRA

sábado, 30 de março de 2013

CHINA E APPLE ENTRAM EM GUERRA

Loja da Apple na China (Foto: Getty Images)
http://epocanegocios.globo.com/
"Desonesta", "gananciosa" e "incomparavelmente arrogante" são alguns dos adjetivos atribuídos pelo governo da China à Apple, em uma guerra que tem sido travada no segundo maior mercado da empresa de tecnologia no mundo. Em meio a uma série de ataques da mídia oficial chinesa, nesta quinta-feira (28/03), o governo afirmou que a companhia terá de mudar suas políticas caso não queira enfrentar "repercussões severas de acordo com leis e regulamentações".

Do outro lado, a Apple encontrou o apoio de muitos chineses que se revoltam com escândalos de saúde pública e poluição industrial que estouram no país asiático a todo momento. "Eu acho que há um motivo oculto por trás desta campanha [contra a Apple]", disse Shi Beichen, um blogueiro de tecnologia chinês, ao jornal Financial Times. "A maioria dos servidores da Apple não está na China, então o governo não pode impor suas usuais censuras e restrições".

Alguns analistas sugerem que há um movimento do governo chinês para minar a Apple em defesa de fabricantes domésticas, como Lenovo, Huawei e ZTE, consideradas por muitos como ultrapassadas em termos de inovações pela americana. Para a Apple, a China é o segundo maior mercado do mundo. As vendas no quatro trimestre do ano passado bateram US$ 7,3 bilhões, atrás apenas dos resultados dos Estados Unidos. Tim Cook, em uma visita recente, afirmou que pretende tornar o país no mais importante no futuro.

Os ataques à Apple têm sido feitos por órgãos de mídia chineses. A China Central Television, uma emissora estatal, exibiu no Dia do Consumidor, 15 de março, uma reportagem na qual acusava a fabricante de tratar os chineses como menos importantes do que ocidentais. O principal argumento foi a recusa da Apple em trocar a capa do aparelho quando faz reparos em iPhones, uma prática que adota em outros mercados. De acordo com a legislação chinesa, fabricantes de celulares precisam prover um telefone totalmente novo.

"Todo mundo está comendo óleo de cozinha reciclado de calhas, sem problemas! Todo mundo está bebendo leite venenoso, sem problemas! Nós bebemos água que fica com porcos mortos, sem problemas! Mas quando a Apple troca a capa do iPhone para estrangeiros, mas não para nós, então isso é muito mais sério do que todos esses problemas", escreveu, com muito sarcasmo, um chinês nas redes sociais do país, segundo o Financial Times.

Por outro lado, a Apple ainda foi intimada a comparecer à Justiça nesta semana para responder a um processo movido pela Shanghai Zhizhen Network Technology, uma companhia chinesa que acusa a americana de ter infringido leis de propriedade intelectual ao criar o software Siri. A Apple alegou em sua defesa que a empresa chinesa não apresentou evidências adequadas. A vida de Tim Cook para conseguir transformar a China no maior mercado da companhia, definitivamente, não será nada fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário