> TABOCAS NOTICIAS : SIMBOLOS E SIMBOLISMO DA PÁSCOA

sábado, 30 de março de 2013

SIMBOLOS E SIMBOLISMO DA PÁSCOA


Estamos no período da Páscoa e observamos que os símbolos da Páscoa estão por todo lado são os ovos da Páscoa e o coelhinho, o cordeiro pascal, o círio pascal, os peixes, os sinos e as vestes brancas usadas, porém nem todos sabem qual a simbologia, o significado destes símbolos tipicamente pascais. A Palavra Páscoa tem sua origem na palavra derivada de “pessach” ou passagem, que para os hebreus foi o fim da escravidão, o inicio da libertação dos judeus, episodio muito conhecido retratado na Bíblia pela travessia do Mar Vermelho, que se abre pelas mãos de Moisés, que os levará até a Terra Prometida. Na religião Católica, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo.  

Os principais Símbolos da Páscoa são:  

OVOS DE PÁSCOA – Existem várias lendas em relação aos ovos da Páscoa, em algumas culturas pagãs refere-se ao inicio da vida; na chinesa é a época de efetuar trocas entre amigos, e representa a renovação da vida. A mais conhecida é a lenda persa que nos fala da queda de um ovo gigante na terra e por isso os ovos passaram a ser sagrados. 

O COELHINHO - A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII. No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. A mais conhecida é que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. 

O CORDEIRO PASCAL - o cordeiro o mais antigo símbolo da Páscoa simboliza a aliança efetuada entre Deus e o povo judeu durante a Páscoa da antiga lei. Para a religião cristã, o cordeiro representa o próprio Jesus, inclusive presente nas orações durante as missas: "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo...”

CÍRIO PASCAL- é aquela vela grande que é tradição acender nas igrejas, durante o sábado de aleluia que carrega a seguinte mensagem “Cristo é a luz dos povos” em alusão a ressurreição de Cristo das trevas para iluminar o nosso caminho. 

PÃO E VINHO (TRIGO E UVA) - Na antiguidade, eram a refeição e a bebida mais habitual em muitos povos. Cristo quando institui a celebração da Eucaristia utilizou estes alimentos como forma de marcar a sua presença constante por nós. O Pão e o vinho representam a aliança eterna que Deus nosso Criador tem conosco e a afirmação da sua presença entre nós. 

SINO – Tem a sua simbologia inerente à Páscoa. Durante o domingo de Páscoa, é habitual o sino pelas nossas cidades, vilas e aldeias tocarem a rebate nas capelas e igrejas anunciando com alegria a celebração da ressurreição de Cristo. 

VESTES BRANCAS - São utilizadas pelos cristãos durante a visita pascal, tem como principal simbologia a ALEGRIA e a PAZ, pois a Ressurreição é um momento de mudança.

Após toda essa explicação só resta-me desejar a todos os visitantes online do BLOG TABOCAS NOTÍCIAS, uma Feliz Páscoa e uma renovação de vida em nome do nosso Amado Jesus.

Texto de Maria José Gonçalves (Tia Nen) 
Psicóloga formada pela Universidade Salesiana de Vitória do Espirito Santo.
tianenreis@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário