Com investimento inicial de R$950 mil interessado pode comprar franquia da qual Luciano Huck é sócio Em franca expansão no Brasil, a modalidade de negócio comercial denominada franquia tem atraído um número crescente de empresários, devido ao grande número de vantagens que oferece.
Independência Jurídica, perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca consagrada no mercado e maiores facilidades de acesso a créditos são apenas alguns dos atrativos que tem chamado a atenção de muitas celebridades, que aliando sua imagem ao negócio, conseguem variar suas fontes de renda.
Brasil é o 4º país com mais marcas de franquias no mundo, diz pesquisa A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, a atriz Juliana Paes e a apresentadora Xuxa são apenas alguns dos muitos famosos têm usado sua experiência nos negócios para lançar redes de franquias.
O nome conhecido por trás do empreendimento desperta a curiosidade do público, o que pode representar um ganho de marketing para o empreendedor que decidir ser um franqueado da marca.
Ex-morador de rua vira empresário e já negocia 17 franquias de sua marca de tapiocas A atriz global Juliana Paes relacionou sua imagem ao Espaço VIP Juliana Paes, salão de beleza administrado pela irmã da atriz que exige investimento inicial a partir de R$ 121,9 mil.
O valor de investimento varia de acordo com o grau de sucesso da celebridade. A apresentadora, cantora, atriz e empresária Xuxa – que já chegou a figurar nas listas de celebridades mais ricas do mundo na década de 90, pede investimento inicial de R$ 650 mil para quem quiser abrir franquia do buffet infantil Casa X, do qual ela é sócia.
Na rede de alimentação Montana Grill, da dupla Chitãozinho e Xororó, o valor é mais humilde - R$ 280 mil.
Já a academia Pelé Club tem um dos investimentos iniciais mais caros dentre as franquias que usam o nome de celebridades - o investimento inicial não sai por menos de R$ 1,1 milhão.
Luciano Huck é outro famoso que se aventurou por essa seara. Sócio da Fórmula Academia – empreendimento que exige investimento inicial a partir de R$ 950 mil.
Cuidados
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), alerta os interessados para tomarem certos cuidados quando da escolha de uma franquia.
Pensar que uma franchinsing vai dar certo pelo simples de que ela carrega uma marca conhecida é de uma inocência que o mercado costuma não perdoar.
Apesar de ser interessante para o empreendedor linkar a imagem de um famoso ao seu negócio, pois aumenta consideravelmente a confiança no negócio, tendo em vista que celebridades como Xuxa e Pelé só cedem seu nome depois que eles mesmos ou sua equipe tenham verificado a segurança e a garantia do negócio, é preciso tomar uma série de precauções.
Em seu site, a ABF dá várias dicas para os interessados. Em uma das categorias, auxilia o iniciante a não se deixar levar somente pelo apelo de um nome forte, pois isto não é garantia de sucesso.
O investidor tem que levar em conta também o plano de negócios da franquia e fazer uma análise de retorno do capital.
Mato Grosso
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2011, o Centro -Oeste mantinha dentro dos seus limites somente 3,6% das sedes das empresas franqueadoras. Dados referentes ao exercício de franquia no em MT não foram divulgados pela ABF. Rodrigo Maciel Meloni - OD
Nenhum comentário:
Postar um comentário