Com as fortes chuvas na região, o volume de água dos rios subiu muito, isolando a comunidade de moradores de Itamaracá, zona rural de Itabuna. Desde domingo (20), a ponte que dá acesso a região está submersa nas águas.
O único modo de entrar ou sair da comunidade é dando a volta pela cidade de Jussari, o que aumenta a distância em 80km. Além disso, não há transportes coletivos que realizem esse trajeto.
Alguns moradores se arriscam, atravessando o rio de canoa. Segundo a Associação de Moradores de Itamaracá, o problema é antigo. Javã Batista Silva, pastor da Igreja Batista, explica que o isolamento prejudica estudantes e trabalhadores. “A comunidade sofre muito, principalmente os estudantes, que estão no fim do ano letivo, perdem provas e 70% da população trabalha no centro. Ficam sem trabalhar, ficam sem mantimentos”, ressalta.
Projeto
A prefeitura de Itabuna possui um projeto que prevê a construção de uma opção alternativa pela BR-101. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itabuna, José Alencar, afirma que o projeto de melhoria de estradas vicinais já foi solicitado para o Ministério da Integração Nacional, pasta do Governo Dederal. “Não só para Itamacará, mas para Ribeirão Seco, Ferradas, Serrado”.Por: G1 Bahia // Foto Tv Santa Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário