A Unidade de Saúde da Família Dr. Aurivaldo Sampaio (USF), no bairro São Lourenço, dá um exemplo de compromisso com a comunidade, e não é apenas com a questão saúde coletiva. Trata-se do projeto “Arte pela Vida”, executado em forma de oficinas profissionalizantes e destinado às familais do bairro e áreas vizinhas.
De acordo com a idealizadora, a técnica em enfermagem Marinalva Novaes, além de servir como terapia ocupacional, o projeto com aulas de bordado, decoupage e arte em emborrachado, tem rendido bons frutos, ou lucros para os que conseguem concluir os cursos. As aulas são ministradas pelas próprias agentes de saúde e tem o objetivo de ensinar algo que possa gerar renda para as famílias carentes.
Com uma estrutura ampla, bem dividida e bastante conservada, a USF funciona de 7h30min às16h30min de segunda a sexta-feira e conta com uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem, um digitador e dois recepcionistas, sendo que um deles é treinado para despachar medicamentos.
Uma fisioterapeuta trabalha como voluntária com outro projeto o “Mexa-se”, que atende cerca de 30 pessoas, principalmente idosos com hipertensão e diabetes. As atividades são realizadas duas vezes por semana na própria unidade de saúde.
O Saúde da Família desenvolvido na unidade conta ainda com visitas domiciliares de agentes de saúde, enfermeiros e da própria médica do local, a depender do caso. Nas visitas os agentes fazem uma triagem em casa de cada família. Na sequência um enfermeiro também faz a visita e por ultimo o médico se houver necessidade. “Esse procedimento é necessário para que famílias que realmente necessitam de atenção à saúde não deixem de ser atendidas”, explica.Texto: Rosi Barreto Foto: Marcella Barreto Leia mais em http://www.itabuna.ba.gov.br/portal/noticia/323/unidade-de-sade-da-famlia-do-so-loureno-referencia-em-itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário