> TABOCAS NOTICIAS : DIA - 22 DE MAIO

domingo, 22 de maio de 2011

DIA - 22 DE MAIO

DIA DO APICULTOR - 22 DE MAIO 


Apicultura
 O apicultor também é conhecido como "abelheiro" ou "colmeeiro" e cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real.
A apicultura constitui uma das atividades mais lucrativas da pecuária, principalmente pelo clima brasileiro ser favorável ao cultivo. Outro fator favorável é a extensa flora brasileira com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.

Cultura antiga
As abelhas existem há pelo menos 42 milhões de anos e há registros que situam o aparecimento da apicultura em 2.400 a.C. no Antigo Egito. Entretanto, pesquisadores localizaram colméias de barro de 3.400 a.C. na Ilha de Creta.

Padre Antônio Carneiro trouxe as primeiras colméias para o Brasil no século XIX. O objetivo era o de utilizar a cera na produção de velas. E as abelhas africanas forma trazidas em 1956 para aumentar a produtividade de mel das colméias que aqui existiam. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-apicultor-22-de-maio-abelhas.html   
Dizem os orientais que,
quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos,
devemos fazer da seguinte forma:
inspirando e expirando três vezes,
e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.
O efeito terapêutico do abraço é inegável.
Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem.
Se você estiver sentindo um vazio interior,
tente abraçar o seu amigo (a),
deslizando delicadamente a mão sobre as costas dele (a),
para que o possa sentir junto a você.
Nos Momentos de dor e de alegria
é que vemos o bem que
um grande e demorado abraço nos causa. 

Pelo abraço,
transmitimos emoções ,
recebemos carinho,
trocamos afeto 
compartilhamos alegria,
amenizamos dores,
demonstramos amizade,
doamos amor ,
expressamos nossa humanidade. 
É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno,
profundo e afetuoso abraço.
22 de maio, Dia da Biodiversidade
Dia Internacional da Biodiversidade.Para quem não lembra, o ano de 2010 foi eleito o ano da Biodiversidade, e esta palavrinha estava em todo lugar, sendo vista e discutida sempre que havia uma oportunidade para o debate.Um ano depois, o que mudou? Para muita gente, a biodiversidade pode ser só mais uma palavra do “universo verde” que repetimos exaustivamente sem, de fato, compreendermos o que ela significa. Mas acreditamos que informação e conhecimento são dois dos maiores aliados da preservação ambiental e queremos falar disso com vocês.
A Ong WWF define biodiversidade como a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos que fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. Logo, se não cuidarmos dessa riqueza toda, a tendência é que ela acabe – e o homem só tem a perder com isso.
Então, que tal tentar agir pela preservação? As principais ameaças à biodiversidade são a poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais e a expansão urbana e industrial. Entre todos esses fatores, quais os que estão mais próximos da sua rotina, e o que você pode fazer para colaborar?
Uma dica: comece pelo ciclo dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar são ferramentas importantíssimas na manutenção da variedade natural do nosso planeta.

Um comentário: