> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL:Cadela tem 25 filhotes, morre após o parto e pode entrar para o Guinness Book

terça-feira, 31 de maio de 2011

BRASIL:Cadela tem 25 filhotes, morre após o parto e pode entrar para o Guinness Book

Uma cadela da raça fila brasileiro bateu um recorde no último sábado (27), em Vianópolis (a 96 km de Goiânia). Ela pariu 25 filhotes em uma clínica veterinária da cidade, mas não resistiu e morreu logo depois do procedimento, que durou cerca de duas horas. Mas mesmo assim pode entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes.
Foram 17 machos e oito fêmeas. Jade, como era chamada a cadela, já não conseguia andar três semanas antes do parto. O dono do animal, Bisamor Ferreira, contou as dificuldades de lidar com o animal. “Na hora do parto foi preciso quatro homens para carregá-la, pois nem rastejar ela conseguia mais”.
Bisamor registrou todo o procedimento e vai inscrever a cadela no Guinness Book, o livro dos recordes. O maior parto já feito em um cão, com 23 filhotes, foi divulgado no ano passado, na Alemanha.
Operação
O mecânico, que dava água e comida na boca da cadela desde o dia anterior, contou que não foi possível realizar parto normal e teve de levá-la às pressas para a clínica.
A médica veterinária Claudia Inês Frota Chadud disse que Jade estava com mais de 70 quilos. “Quase não acreditei quando a vi deitada gemendo”, afirmou Claudia.
A médica informou que o normal para um cão é gerar aproximadamente 16 filhotes, no caso de um animal de porte grande. E acredita que a cadela já deveria estar sofrendo há alguns dias com a gravidez. O prazo médio de gestação dos cães é de nove semanas.
Dos 25, 11 filhotes ainda estão vivos e são alimentados com vitaminas, cálcio, creme de leite e gema de ovo. O dono e a médica não souberam explicar com certeza o fenômeno.
“Ela chegou aqui com dois meses de idade e muito pequena. Parecia tudo normal”, disse Bisamor. A médica acrescentou que uma cadela, geralmente, tem um período de fertilidade de aproximadamente três dias. Um dos motivos pode ter sido o macho ter copulado várias vezes em Jade nesse período.
O registro do recorde mundial passa por um longo processo de avaliação. Segundo o regulamento do site oficial do Guinness Book, um requerimento poderá ser enviado pela internet, e a verificação pode levar de quatro a seis semanas.
Após a visita dos especialistas, cerca de oito meses separam Jade do registro no arquivo definitivo de recordes.Do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário