> TABOCAS NOTICIAS : 31 de Maio

terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de Maio

DIA DO COMISSÁRIO DE BORDO - 31 DE MAIO

Na Marinha, um Comissário de Bordo é um oficial encarregado da administração, abastecimento e serviço dos tripulantes e passageiros, a bordo de um navio. Os profissionais da aviação comercial, encarregados da segurança e conforto dos passageiros a bordo de uma aeronave, também recebem a designação de Comissários de Bordo.
Na Marinha
Apesar do termo "comissário" se aplicar, sobretudo aos oficiais de administração da marinha mercante, também é utilizado em algumas marinhas de guerra. Na Marinha de Guerra Portuguesa, por exemplo, os oficiais de administração eram designados comissários navais até ao início do século XX, passando depois a ser designados oficiais de administração naval. Já na Marinha do Brasil, os oficiais de administração são designados intendentes.
As funções
Os comissários são responsáveis pela gestão da seção de câmaras/seção de câmara dos navios de passageiros. Quando a seção de câmaras de um navio tem mais de um oficial comissário, o de maior categoria pode ser designado comissário-chefe ou 1º comissário. Conforme o sistema adaptado, o restante dos comissários são designados, sucessivamente, 1º comissário ou 2º comissário e 2º comissário ou 3º comissário.Leia mais em 
http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-comissario-de-bordo-31-de-maio.html  
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco   
Consequências do fumo vai muito além do câncer de pulmão

Cigarro também é fator de risco para leucemia e tumores de laringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rins, bexiga, intestino grosso, colo uterino, reto, cavidades nasais e oral, seios paranasais e nasofaringe.  
O tabagismo é responsável por cinco milhões de mortes a cada ano no mundo, principalmente em decorrência de tumores malignos, doenças cardiovasculares e pulmonares. No Brasil, estima-se que mais de 200 mil mortes por ano são decorrentes do cigarro, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).  
 
Conforme esclarece o cirurgião oncológico e gastroenterologista Dr. Dino Altmann, aproximadamente metade dos fumantes vai morrer por causa de doenças relacionadas ao consumo do tabaco e adultos fumantes perdem 13 anos de vida por causa do seu vício. Segundo o médico, que atua nos hospitais Albert Einstein e São Luiz, cerca de 30% dos óbitos relacionados ao câncer se devem ao vício de fumar. Leia mais em http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=39176:31-de-maio-dia-mundial-sem-tabaco-&catid=47:cat-saude&Itemid=328

Nenhum comentário:

Postar um comentário