MARECHAL RONDON - DEFENSOR DOS INDIOS
Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, nasceu aos 05 de maio de 1865, em Mimoso - Mato Grosso. ficou órfão aos dois anos de idade, sendo educado pelo avô e um tio, que lhe outorgou o sobrenome "Rondon".
Tendo grande interesse pela carreira militar, aos 16 anos ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha. Desde então, pautou sua vida a duas causas mestras: a ligação dos mais distantes pontos da fronteira e do sertão aos centros urbanos do país e a integração do indígena à civilização.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/marechal-rondon-defensor-dos-indios.html
Tendo grande interesse pela carreira militar, aos 16 anos ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha. Desde então, pautou sua vida a duas causas mestras: a ligação dos mais distantes pontos da fronteira e do sertão aos centros urbanos do país e a integração do indígena à civilização.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/marechal-rondon-defensor-dos-indios.html
DIA DA COMUNIDADE - 05 DE MAIO
.
Comunidade - Sociologia
Comunidade, do ponto de vista da sociologia, é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Podem formar uma comunidade, os estudantes que vivem no mesmo dormitório, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade.
Fichter, 1967, em suas definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.Leia mais em
Comunidade - Sociologia
Comunidade, do ponto de vista da sociologia, é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Podem formar uma comunidade, os estudantes que vivem no mesmo dormitório, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade.
Fichter, 1967, em suas definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.Leia mais em
http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-da-comunidade-05-de-maio.html
DIA DO PINTOR - 05 DE MAIO
Os artistas e pintores na Antigüidade, não tinham que se preocupar com sua manutenção nem de sua família, porque eram mantidos nos palácios para executar os projetos dos nobres que os sustentavam. Com isso, é claro, a criatividade do gênio explodia em obras inimagináveis, hoje disputadas pelas grandes fortunas em sofisticados leilões de arte e depois doadas aos acervos dos muses de vários países.
Na atualidade, a situação é bem diferente em todo mundo. Com a evolução da sociedade os pintores passaram a freqüentar os cursos regulares para terem uma formação clássica também. No Brasil, a profissão de pintor ainda não é regulamentada, por isto, os interessados procuram os cursos técnicos regulares para dar suporte à carreira. Com eles, saem preparados para desenvolver uma produção artística própria. Esses artistas, agora profissionais, expõem e vendem suas obras em galerias, mostras coletivas ou individuais.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-pintor-05-de-maio.html
DIA DO CAMPO - 05 DE MAIO - MST - REFORMA AGRÁRIA
No período colonial, a Coroa portuguesa dividiu o Brasil-colônia em 12 capitanias hereditárias, mantendo a posse da terra nas mãos de alguns súditos de confiança do rei, nascendo assim o latifúndio, no qual se cultivava única e exclusivamente a cana-de-açúcar, utilizando-se o trabalho de escravos.
Tempos mais tarde, as capitanias foram substituídas pelas sesmarias, ou seja, grandes porções de terras que foram entregues a quem se dispusesse a cultivá-las, dando à Coroa a sexta parte da produção. Somente poderiam se candidatar aqueles que possuíam bens materiais para bancar o início desse cultivo e a manutenção da terra.
Em 1822 ocorreu a independência do Brasil e o fim das sesmarias, mas as imensas terras não foram divididas. Foi decretada nessa ocasião, a Lei das Terras, que exigia que a compra e a venda da propriedade fosse negociada em dinheiro e de novo
o pequeno agricultor e o povo humilde ficaram de fora, longe do acesso à terra, o que gerou uma estrutura agrária extremamente desigual.Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-campo-05-de-maio-mst-reforma.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário