> TABOCAS NOTICIAS : Truvada é seguro contra Aids, mostra estudo

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Truvada é seguro contra Aids, mostra estudo

Foto: divulgação - 
O remédio Truvada é seguro para prevenir vírus da Aids, concluem pesquisadores depois de 17 meses de pesquisas.
Desde maio deste ano, as autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendam que americanos saudáveis, com alto risco de contrair HIV, tomem diariamente o medicamento Truvada para prevenir a doença. 

A pílula - mostrada em 2012 no SóNotíciaBoa - combina dois antirretrovirais e sua indicação original é para evitar a propagação do vírus em pessoas que acabaram de ser infectadas. 

O estudos demonstraram que a droga chega a ser 99% eficaz.

As pesquisas demonstram que a maior proteção do tratamento acontece com o uso diário da pílula e se o método for associado a outras medidas de segurança, principalmente o uso de preservativo.

Os resultados de um estudo sobre o Truvada foram apresentados nesta quarta-feira durante a Conferência Internacional de Aids, na Austrália.

A pesquisa é continuação do estudo original feito para avaliar a eficácia do Truvada, que envolveu cerca de 1.600 homens gays e mulheres transgênero dos Estados Unidos, América do Sul, África e Tailândia. 

Quando essa primeira análise foi encerrada, três quartos dos participantes aceitaram continuar recebendo as pílulas gratuitamente, e todos os voluntários foram acompanhados por mais 17 meses.

Proteção
Segundo os pesquisadores, durante esse período, nenhuma pessoa que tomou o medicamento pelo menos quatro vezes na semana contraiu o HIV. Além disso, usar o Truvada apenas duas ou três vezes por semana parece reduzir o risco da doença em comparação com ingerir a droga com menor frequência ou não seguir o tratamento.

O estudo também mostrou que os participantes não passaram a usar preservativos com menor frequência com o uso do Truvada. Também não houve aumento da incidência de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis.

"Estamos encorajados. Há um certo perdão por esquecer algumas doses. E o medicamento é seguro", disse à agência Associated Press Robert Grant, coordenador do estudo e especialista do Instituto Gladstone, que é filiado à Universidade da Califórnia em São Francisco, Estados Unidos.

No Brasil, o uso do Truvada para prevenir o HIV ainda não é autorizado.

Importante
O uso do medicamento não incentiva o sexo desprotegido. Ou seja, todos tem que continuar usando camisinha. Com informações da Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário