> TABOCAS NOTICIAS : Austrália abandona lei de combate ao aquecimento global

domingo, 20 de julho de 2014

Austrália abandona lei de combate ao aquecimento global

BRUNO CALIXTO
Chaminé de fábrica lança fumaça em Sydney, Austrália (Foto: Rob Griffith/AP)

A Austrália é um dos países que mais sofre com as consequências do aquecimento global no mundo. Ano após ano, o país enfrenta verões cada vez mais quentes, secas extremas e incêndios florestais que, segundo um estudo recente da Nature, são consequências da ação humana. O clima extremo, no entanto, parece não ser o suficiente para os políticos australianos. O país se tornou, nesta semana, o primeiro no mundo a rejeitar toda uma legislação de combate ao aquecimento global.

Na quinta-feira (17), o Senado da Austrália votou o fim da principal política climática australiana - o imposto de carbono para empresas poluentes. Por 39 votos a 32, os senadores acabaram com a taxa e não colocaram nada no lugar, dificultando as chances do país cumprir sua já baixa meta de redução na emissões, de 5%.

A taxa de carbono sempre foi um assunto espinhoso na Austrália. A lei levou oito anos para ser colocada em prática, passou dois anos em vigor e foi responsável, direta ou indiretamente, pela queda de dois primeiros-ministros. Na última campanha eleitoral, o atual primeiro-ministro, Tony Abbott, prometeu que sua primeira iniciativa seria acabar com a taxa. Apesar de tudo isso, os dados indicam que ela estava funcionando.

A lei previa a cobrança de um imposto de 25 dólares australianos por cada tonelada de carbono emitida por empresas poluentes (1 dólar australiano vale R$ 2,10). Desde que foi colocada em prática, as emissões do setor de energia caíram 11%. No total, a Austrália reduziu em 0,8% suas emissões, a maior queda da sua história. Em contrapartida, os preços da eletricidade subiram, e por isso a taxa enfrentava resistência no país.

O governo ainda acredita que pode cumprir sua meta de 5%. Para isso, Abbott apresentará um plano que está sendo chamado de Direct Action. Esse plano oferecerá insenção fiscal e bônus para empresas que voluntariamente se comprometerem a reduzir as emissões. Ou seja, em vez de cobrar uma taxa das empresas poluentes, a Austrália vai destinar dinheiro dos contribuintes para essas empresas. O plano ainda não está pronto, mas a previsão é de que, para funcionar, o governo precisará de mais de US$ 2,5 bilhões. http://epoca.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário