A "aluna nota mil" conta como fazer uma prova do Enem 2022 com muito mais assertividade
- Foto: arquivo pessoal
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando e os candidatos buscam várias formas de terem um bom resultado. E a a Emanuelle Severino, de Belo Horizonte, que tirou nota mil na redação do Enem 2021, entende muito bem sobre preparação para as provas. Por Monique de Carvalho / SNB
Ela fez questão de dar dicas para quem vai concorrer. Entre elas, como o candidato pode aproveitar melhor a folha de rascunho para a redação e como acertar mais questões sem tantas dificuldades.
Veja abaixo.
Antes de escrever a redação
Emanuelle conta que antes de escrever a redação, o aluno precisa parar um pouco para ter o melhor e mais completo material para o texto final.
O caderno de prova tem uma folha de rascunho para a redação. É um espaço essencial para que o aluno planeje o texto com atenção, releia o que escreveu e faça alterações até passar tudo a limpo.
“Depois de ler o tema, eu usei a própria folha dos textos motivadores para escrever tudo o que vinha à minha mente de argumentos e repertórios”, diz a jovem.
O professor Luiz Carlos Dias, também defende que é importante rascunhar antes de iniciar o texto da redação.
“É arriscadíssimo deixar para escrever direto na folha ‘oficial’. Precisa aproveitar para trabalhar em cima da própria redação e rabiscar, trocar palavras de última hora, arrumar a concordância e conferir as acentuações”, afirma.
Redação mais organizada
Emanuelle conta que criar tópicos e organizar os assuntos em lista também faz com que a redação fique mais organizada e as ideias sejam colocadas de forma mais assertiva.
“Fiz um esquema dos principais tópicos que ia colocar em cada parágrafo, de forma bem simplificada, para depois escrever na folha de rascunhos um texto inteiro, já tendo noção do que ia falar em cada parte”, diz a estudante.
Veja como a jovem organizou as ideias do texto:a tese defendida;
os principais argumentos que sustentarão esse posicionamento;
os repertórios culturais que serão usados (citações a filmes ou escritores, por exemplo);
a proposta de intervenção escolhida (com agente, ação, modo, meio, finalidade e detalhamento do que pode solucionar o problema apresentado).
Segundo o professor Carlos, esse planejamento ajuda o candidato a redigir uma dissertação mais organizada, com parágrafos bem estruturados, boa ligação entre os argumentos e defesa consistente de um ponto de vista.
Cumprindo esses requisitos, é possível garantir os 200 pontos da competência 3, definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Importância de organizar o tempo
No primeiro domingo de Enem, além da redação, há 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens – tudo a ser feito em 5 horas e meia.
Maria Catarina Bozio, coordenadora de redação, reforça que é importante que o candidato saiba previamente o tempo que costuma levar para cada etapa.
“Há alunos que vão levar 20 minutos para passar o texto a limpo com letra legível, outros chegam a demorar quase 40”, diz. “Cada um precisa perceber seu estilo antes.”
Maria reforça que, a melhor forma de treinar o tempo é praticando.
Então, uma dica é aproveitar as últimas semanas até a prova para fazer simulados (mesmo que m casa) e testar como administrar as horas para redigir o rascunho e a redação, responder as questões e marcar as alternativas no cartão de respostas.
Competências da redação
Segundo o Inep, as 5 competências avaliadas na redação do Enem (cada uma valendo 200 pontos) são:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Veja tudo AQUI