Entre os 12 alunos que alcançaram a nota máxima, apenas um é de escola pública, de Minas Gerais
Foto: Reprodução/Inep
O Enem 2024 registrou um número recorde de redações com nota mil: apenas 12 estudantes atingiram a pontuação máxima. Este é o menor número já registrado na história do exame, comparado a 60 estudantes que conquistaram nota mil no ano passado. O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Entre os 12 alunos que alcançaram a nota máxima, apenas um é de escola pública, de Minas Gerais, e os demais são de escolas particulares. A redação do Enem é corrigida com base em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o Inep, órgão responsável pela aplicação do exame, irá analisar os resultados. “Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise”, disse o ministro em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13).
O Enem 2024 contou com mais de 4,32 milhões de inscritos, um aumento de quase 10% em relação ao ano anterior. Apesar da ampliação no número de participantes, a média geral dos candidatos subiu de 543 para 546 pontos. No entanto, houve queda nas médias das provas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
As notas do Enem foram divulgadas nesta segunda-feira e estão disponíveis na página do participante, acessíveis com login e senha. Com as notas em mãos, os candidatos podem se inscrever no Sisu, Prouni e Fies para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas.
As inscrições para o Sisu 2025 começam na próxima sexta-feira (17) e vão até 21 de janeiro. Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso para concorrer às vagas oferecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário