Com carga horária de 880 horas, entre aulas teóricas, práticas, seminários e estágio supervisionado, teve inicio na manhã desta segunda-feira, na sede do Tiro de Guerra 06/007, o Curso de Formação para os novos guardas-civis municipais aprovados no Concurso Público nº 01/2023. A aula inaugural contou com a presença do secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, e do comandante da GCM, Inácio Pereira, além de sargentos instrutores da unidade militar do Exército.
O subcomandante da GCM, Inspetor Valdir Francisco dos Santos, informou que esta é a primeira capacitação de novos profissionais da Guarda Civil, cujos instrutores serão os mais antigos. “Foi uma intensa luta para que isto acontecesse. Graças a prefeito Augusto Castro e ao secretário Humberto Mattos está se tornando uma realidade. Vamos treinar e orientar os guardas-civis até o julho, quando vai acontecer a certificação deles”, assegurou.
O secretário Humberto Mattos disse de sua satisfação em tornar efetiva a conquista da GCM e de receber os novos guardas. “É muito bom que isto se dê na sede do Tiro de Guerra, uma casa de formação da cidadania. Aqui se aprende a ser profissional com ética, respeito à família e a valores morais fundamentais. Portanto, os senhores e senhoras que agora iniciam o curso se mostrem dispostos a mudar suas vidas, porque o comportamento de cada um serão lição para os demais e a sociedade que muito espera de nós”, assinalou.
O titular da SESOP disse ainda que sua principal meta neste início do segundo mandato do prefeito Augusto Castro será a definição de um sede para a Guarda Civil Municipal. “Será um espaço que vamos chamar da Casa da Guarda Civil para instalar os setores administrativo, recursos humanos, formação e demais dependências. Esperamos contar com a sensibilidade do Chefe do Executivo que tem sido parceiro da corporação que, inclusive, passou a contar com nova frota ano passado. Isto é fruto de um trabalho coletivo”, frisou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira, reconduzido ao posto, fato inédito, lembrou que Itabuna é a primeira cidade baiana onde isto acontece. “Além disso, é uma honra e felicidade o fato de o curso ser ministrado por guardas civis mais antigos, o que é uma demonstração do profissionalismo de nosso efetivo e de reconhecimento pela gestão do prefeito Augusto Castro e do secretário Humberto Mattos. Era um sonho antigo”, afirmou.
Os sargentos instrutores do TG – 06/007, Wallace Dousseau Cândido, que deixa o comando, e Rodrigo Soares Carvalho, que assumi em solenidade às 19 horas de quinta-feira, saudaram os 26 novos guardas-civis. “O Tiro de Guerra é uma força que é parte da comunidade. É uma satisfação acolher esse curso de formação e que todos tenham sucesso”, disse o primeiro. Já o Sargente Carvalho expressou que a capacitação é fundamental à formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário