> TABOCAS NOTICIAS : Justiça Eleitoral de SP forma maioria pela cassação do mandato da deputada Carla Zambelli

domingo, 15 de dezembro de 2024

Justiça Eleitoral de SP forma maioria pela cassação do mandato da deputada Carla Zambelli

Deputada é acusada de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação; decisão a torna inelegível por oito anos
Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria, nesta sexta-feira (13), pela cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL).

Segundo a Corte, as ações da parlamentar durante as eleições de 2022 configuraram abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o que também resultou em sua inelegibilidade por oito anos. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré, votou pela cassação do diploma de deputada e pela declaração de inelegibilidade de Zambelli. O voto foi proferido no julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL).

Segundo o relator, Zambelli divulgou informações falsas sobre o processo eleitoral de 2022, incluindo uma notícia inverídica sobre manipulação de urnas eletrônicas em Itapeva, no interior de São Paulo.

“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade”, justificou o desembargador Manfré.

O posicionamento foi acompanhado pelos juízes Silmar Fernandes, presidente do TRE-SP, Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva, consolidando quatro votos favoráveis à cassação em um total de sete.

No entanto, o julgamento foi suspenso após um pedido de vistas da juíza Maria Cláudia Bedotti. Ainda restam os votos dela e dos juízes Régis de Castilho e Rogério Cury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário