Declaração acontece menos de um mês antes de Donald Trump tomar posse
Estadão Conteúdo
O líder norte-coreano Kim Jong Un.
Foto: AFP PHOTO/KCNA via KNS REPUBLIC OF KOREA
O líder norte-coreano Kim Jong Un prometeu implementar uma política anti-EUA “mais dura”, informou a mídia estatal neste domingo, 29, menos de um mês antes de Donald Trump tomar posse como presidente dos Estados Unidos.
Durante seu primeiro mandato, Trump encontrou-se três vezes com Kim para conversas sobre o programa nuclear norte-coreano. Muitos especialistas, no entanto, dizem ser improvável uma rápida retomada da cúpula Kim-Trump, uma vez que o futuro presidente dos EUA deve se concentrar primeiro nos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente. O apoio da Coreia do Norte à guerra da Rússia contra a Ucrânia também representa um desafio aos esforços para reavivar a diplomacia, dizem os especialistas.
Durante uma reunião plenária de partido que terminou na última sexta-feira, 27, Kim chamou os EUA de “o estado mais reacionário que considera o anticomunismo como sua política de estado invariável”. Kim também disse que a parceria de segurança EUA-Coreia do Sul-Japão está se expandindo para se tornar “um bloco militar nuclear para agressão”.
“Esta realidade mostra claramente em que direção devemos avançar o que devemos fazer e como”, disse Kim, segundo a Agência Central de Notícias oficial da Coreia. De acordo com o relato, o discurso de Kim “deixou clara a estratégia para ações anti-EUA mais duras a ser lançada agressivamente” pela Coreia do Norte no que diz respeito a seus interesses e segurança nacionais de longo prazo. Leia mais no leiaja
Nenhum comentário:
Postar um comentário