O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), entregou oficialmente as ambulâncias destinadas à renovação da frota do Serviço Atendimento Móveis de Urgência (SAMU – 192) enviadas pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC Seleções). A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 20, na sede regional do SAMU-192 Itabuna, na Avenida Juca Leão.
O prefeito enfatizou o compromisso de sua gestão com a saúde através do trabalho de construção e requalificação das unidades de saúde e na melhoria da qualidade do serviço prestado à população.
Em seu discurso, lembrou as obras de ampliação do Hospital de Base, para habilitar serviços de média e alta complexidade, e revelou ainda que o Novo Hospital São Lucas será entregue para a população em breve. “Isso tudo forma nossa rede de proteção e atenção”, disse Augusto.
O prefeito apontou que, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha avançado, tem muito a melhorar, e disse que o trabalho em equipe é o que ajuda a cidade avançar. “Pensar na saúde, é pensar no acolhimento, pensar uma saúde que chegue na ponta. Não adianta a gente inaugurar os novos hospitais de Base e São Lucas se não tiver bom atendimento nas unidades básicas de saúde”, disse.
“Por isso, precisamos desafogar as unidades de saúde. Aqui é uma família. Atualmente, temos um quadro de mais de sete mil funcionários na Prefeitura, gestão direta e indireta e EMASA. Itabuna é a única cidade da região que tem hospital com administração municipal”, lembrou.
“Essa tarefa exige grande esforço na busca de recursos financeiros para manter todos os equipamentos funcionando, além de cumprir com pagamentos salariais de todo o quadro funcional em dia”.
O prefeito fez agradecimento especial aos deputados federais Paulo Magalhães (PSD-BA) e Jorge Solla (PT-BA) e ao senador Otto Alencar (PSD-BA) que intervieram junto à gestão federal para a destinação das três ambulâncias para o Samu-192 Itabuna.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, também falou dos avanços dos serviços de saúde. “Foram muitos os avanços, não só na área do SAMU-192, mas de toda a atenção primária e da média e alta complexidade. Mas, muita coisa ainda está por fazer”, comentou.
“Graças a Deus, Itabuna foi contemplada com três ambulâncias para renovar a frota e isso beneficia Itabuna e a microrregião que conta com equipes capacitadas e treinadas” reforçou a secretária.
Já a coordenadora do SAMU-192 Itabuna, Rafaela Caldas, disse que antes de começar a operar as ambulâncias precisam ser encaminhadas para o Centro de Integração de Comunicação (CICOM), onde serão instalados os rádios. Depois, passarão por limpeza terminal, serão montadas, emplacadas e seguradas para só então ficar disponíveis ao atendimento à população.
O coordenador do CICOM, Luciano Jovita, e o subtenente PM Ricardo Nepunoceno explicaram que a unidade é ligada à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, sendo responsáveis pela comunicação de rádio e vídeo monitoramento de 39 municípios da região Sul da Bahia.
Estavam presentes a Primeira dama, Andrea Castro, a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, os secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, de Indústria e Comércio, Mauro Ribeiro, interino do Transporte e Trânsito, Fernando Benigno, e os vereadores eleitos José Alberto, Kaiá da Saúde, Paulinho do Banco e Thales Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário