As cidades Curitiba, Goiânia e Salvador (DDD 71) recebem a partir desta terça-feira, 16/8, o 5G, segundo decisão do Gaispi, grupo que acompanha a implementação da tecnologia no Brasil.
Aproximadamente 77 bairros da capital baiana devem ser beneficiados, mas os aparelhos celulares precisam estar em condições de se conectar com o 5G, que promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.
As empresas prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G vão poder ativar as estações com a tecnologia do serviço móvel nas três capitais, que se juntam a Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
Os testes de sinais de Curitiba, Goiânia e Salvador já foram realizados na última semana, e o Gaispi deu aval para a implementação da tecnologia nesses municípios na sexta-feira, 12.
No começo, o sinal cobre apenas alguns bairros das cidades, sendo ainda comum locais onde o 5G não pega.
Segundo a EAF (Entidade Administradora da Faixa) Siga Antenado, deverão estar aptas para receber o 5G até 29 de agosto as cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
Entre as outras 15 capitais, também terão a tecnologia liberada até 28 de outubro. O prazo inicial de implementação era para até o fim de agosto. No entanto, a Anatel adiou a implementação do 5G nessas cidades “com base em informações logísticas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário