> TABOCAS NOTICIAS : Manifesto pede mais vagas para pacientes com câncer no SUS

sábado, 20 de agosto de 2022

Manifesto pede mais vagas para pacientes com câncer no SUS

Texto também pede revisão dos valores pagos a hospitais conveniados
Foto: Divulgação/Sesab
Um manifesto foi lançado nesta sexta-feira (19) pedindo mais vagas para tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto pede ainda a revisão dos valores pagos aos hospitais conveniados. Segundo o manifesto, a desatualização das remunerações está “afastando” as instituições dos contratos de atendimento pelo sistema público.

“Precisamos de políticas públicas sérias e comprometidas com os mais pobres que não podem pagar por uma assistência à saúde”, enfatiza o texto que chama atenção para o crescimento do número de casos da doença. “Se nada for feito, o câncer será a primeira causa de morte até 2030”.

No início da semana, o Hospital A. C. Camargo anunciou que vai deixar de atender pacientes do SUS a partir de dezembro. Referência no tratamento de câncer na cidade de São Paulo, o hospital mantido pela Fundação Antônio Prudente há quase 70 anos apontou a defasagem da tabela de remunerações como uma das principais razões para interromper o atendimento pelo sistema público. No entanto, a prefeitura e o estado de São Paulo se comprometeram a complementar os valores repassados pelo SUS e o A. C. Camargo deverá se dedicar aos pacientes de alta complexidade.

Assinam o manifesto as organizações não governamentais Somos todas uma, Projeto Mechas do Amor, Projeto DIVAS, Instituto Tribo do Bem, Amor Rosa, Apaixone-se por Si, Cláudia Amigas do Peito, Unaccam, Você não está sozinha, GAMA Instituto, Quimioterapia e Beleza, Instituto Brasil+ Social, Projeto Driblando o Câncer, Rosa Mulher e Por nós mesmas. Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário