Macarani decreta situação de emergência. Foto: Redes sociais
Subiu para 14 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. O balanço foi divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), nesta sexta-feira (17). Com informações do G1
Até quarta-feira (15), 12 mortes tinham sido registradas. As duas novas vítimas morreram em Jucuruçu. A data, no entanto, não foi detalhada. Além disso, o número de feridos passou de 267 para 276. As mortes foram registradas em:
Ruy Barbosa (1); Itapetinga (1); Itaberaba (2); Itamaraju (3); Macarani (1); Prado (1); Amargosa (2); Jucuruçu (3).
Ao todo, 299.360 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto.
Até então, 63 municípios estão em situação de emergência por causa da chuva, desde o início de novembro. Segundo a Sudec, 7.402 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 21.564 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo. [Confira lista das cidades em situação de emergência no fim da matéria]
Nesta sexta-feira, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) realizou o resgate de duas pessoas que precisavam de atendimento médico com urgência. Um idoso de 84 anos, paciente oncológico, foi levado do distrito de São Paulino, em Itamaraju, para a base do Graer, onde uma equipe médica já o aguardava para a realização de um procedimento de troca de sonda. Logo após, o paciente foi transportado de volta a sua residência.
Um outro homem, de 59 anos, também foi transportado pelo helicóptero do Graer, em Itamaraju, após ter sido picado por uma cobra. Ele foi levado ao hospital para tomar soro antiofídico. O estado de saúde dele não foi detalhado.
Segunda via de documentos
Em apoio aos municípios atingidos pelas enchentes no estado, o governo da Bahia disponibilizou o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel, nesta sexta-feira. As carretas da unidade oferecem serviços nos municípios de Medeiros Neto, até a terça-feira (21), e em Jucuruçu e Prado até o dia 30 de dezembro.
Os atendimentos são gratuitos e incluem a emissão de RG, cadastro de pessoa física (CPF), antecedentes criminais e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. A partir da próxima quinta-feira (23), uma unidade estará na cidade de Vereda, onde permanecerá até o dia 30 de dezembro.
No sábado (18), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vai disponibilizar duas vans e um micro-ônibus para a população, a partir das 7h, na cidade de Jucuruçu e nos distritos de Nova Alegria e Coqueirinho, em Itamaraju.
Os veículos serão utilizados no transporte de moradores até a carreta do SAC móvel, estacionada temporariamente no Posto Corujão, na saída de Jucuruçu. A ideia é facilitar o acesso para que os moradores afetados pelas fortes chuvas consigam tirar a segunda via dos documentos. Com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário