> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: CÂMARA INSTITUI COMISSÃO PARA FISCALIZAR AS AÇÕES DA PREFEITURA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

ITABUNA-BA: CÂMARA INSTITUI COMISSÃO PARA FISCALIZAR AS AÇÕES DA PREFEITURA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Na manhã desta quinta-feira, (30), com a presença de 19 dos 21 vereadores, a Câmara de Itabuna instituiu uma comissão para fiscalizar as ações e planejamentos da Prefeitura Municipal em atendimento às vítimas do desastre ocorrido por conta das chuvas no último final de semana (Natal). A comissão é formada por quatro vereadores, e terá a missão de acompanhar o pós crise da população atingida.

Compõem a comissão: A vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), Adão Lima (PSB), Kaiá da Saúde (Avante) e Alex da Oficina (PTC). Na oportunidade,  os parlamentares aprovaram também a sugestão de que o repasse do duodécimo fosse utilizado pela gestão municipal para beneficiar as famílias desamparadas com o auxílio, conforme anunciado pelo prefeito Augusto Castro na noite de quarta-feira, 29.

Foi sugerido pelos Edis e convocado de forma imediata o prefeito Augusto Castro (PSD) para poder apresentar as ações e prestações de contas - que atendeu o chamado e compareceu a Câmara. 

Momentos antes da chegada do prefeito, os vereadores se utilizaram do tempo para criticar a atuação da prefeitura no socorro e amparo as vítimas das enchentes.

Manoel Porfírio (PT), que é o líder do governo disse que a prefeitura demorou em ‘decolar o voo’ e que a população não pode mais esperar uma resposta do executivo. Também sobrou críticas à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, gerida pela primeira dama Andréa Castro.

A sessão ficou tensa quando foi citado, por Sivaldo Reis (PL), que alguns dos vereadores estavam fazendo politicagem ao levar as doações para a população, segundo o edil, com fotos e vídeos deixando algumas pessoas envergonhadas de receber os donativos.

Prefeito na Câmara
O prefeito Augusto Castro chegou à Câmara momentos antes do encerramento da sessão. Num primeiro momento, Castro teve um reunião fechada com o presidente Erasmo Ávila,  e logo em seguida a reunião foi aberta para todos os (nesse momento) 21 vereadores, estavam presente no gabinete principal do poder legislativo.

Os vereadores Manoel Porfírio (PT).Danilo Freitas (PSL) e Luiz Junior (DC), saíram da sala antes do final do encontro demonstrando descontentamento. Danilo saiu sem falar com a imprensa. Já Porfírio, informou que sairia para levar alimentos à população, mas voltou para reunião a pedido de Luiz. Outro que saiu antes do fim foi Fabrício Pancadinha (PMN) e não retornou.

Coletiva e fotos
Ao encerrar do encontro, Augusto Castro, ao lado dos vereadores, concedeu uma coletiva para alguns profissionais da imprensa que estavam presentes, onde disse que ações emergenciais serão implementadas para ajudar as famílias desalojadas pelas chuvas e que cerca de 2.500 famílias serão beneficiadas, o que chega em torno de 10 mil pessoas. Uma nova sessão em caráter de urgência foi marcada para às 19h30 na Câmara, onde será votado um auxílio enchente para beneficiar essas famílias.

MOMENTO PRODUTIVO
Para Ronaldão (PL) é um momento altamente produtivo, momento de união entre o  legislativo e executivo, os vereadores demostraram que querem ajudar a cidade. 
'' Está acontecendo o apoio de outros estados, da federação, é momento de unir, vamos deixar as críticas para depois, no momento certo vai acontecer as críticas, vamos ajudar quem realmente está necessitando de nossa ajuda, peço a união de todos, vamos trabalhar em conjunto, o nosso dever é esse, fazer o bem para o nosso povo, lamento muito o que aconteceu em toda região, mas temos que trabalhar por Itabuna, temos que unir foças e cuidar de nossa cidade'', finalizou Ronaldão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário