> TABOCAS NOTICIAS : Presença da Ômicron em testes é 12 vezes maior do que na semana passada em SP

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Presença da Ômicron em testes é 12 vezes maior do que na semana passada em SP

Foto: Reprodução / Fiocruz
Aumentou em 12 vezes a presença da variante Ômicron no estado de São Paulo em apenas uma semana. Pelo menos é o que aponta o boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes do SARS-CoV-2, produzido pelo Instituto Butantan. A participação da cepa no total de amostras do vírus da Covid-19 sequenciadas no estado, entre os dias 4 e 11 de dezembro, passou de 0,2% para 2,5%.

Conforme divulgou a Agência Brasil, no período analisado foram sequenciadas 367 amostras provenientes dos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) paulistas. Foram identificados mais oito casos de Ômicron na Rede de Alertas. Na semana passada, a variante apareceu pela primeira vez no monitoramento.

Até o dia 11, que corresponde à 49º semana epidemiológica, a variante Delta continua predominante em São Paulo. Ela representa 97% das amostras, seguida pela Ômicron e pela Gama, a qual aparece em 0,5% das amostras.

O Instituto Butantan disse que a Ômicron, a Delta e Gama são exemplos de variantes de preocupação, tendo em vista que são “consideradas mais transmissíveis e com maior risco de causar agravamentos e mortes do que a cepa original do vírus SARS-CoV-2”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário