Cleide Léria Rodrigues
Existe diversas causas que sozinhas ou combinadas podem vir desencadear o transtorno de ansiedade.
• Trauma
• Estresse
• Genética
• Doenças físicas e até mesmo a depressão.
É comum o indivíduo alterar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição gera a outra.
Mas estamos no último mês do ano e, isso possa ser um gatilho para que você sinta-se ansiosa (0). Por ser o momento de fazermos reflexões sobre o que aconteceu durante o ano de 2021 , seja no positivo ou no negativo.
Além do mais , este mês , é o mês que lidamos com muitas emoções!
Essas emoções envolvem as negatividades que funcionam como os gatilhos para o desenvolvimento de alguns transtornos emocionais , isso ocorre por passarmos por muitas situações estressantes e crises . Para algumas pessoas isso ocorre de acordo com aquilo que foi vivenciando no decorrer do ano e a história que elas possam ter vivido.
Porém, quando o nível dessa emoção aumenta, prejudicando nossa funcionalidade, acarretando sintomas físicos e psíquicos que nos limitam , podemos estar diante de um transtorno de ansiedade de um adoecimento emocional.
E você já percebeu aquele friozinho na barriga , aperto no peito , o coração acelera diante de da situação de final do ano , a sensação de medo , insegurança, incerteza, principalmente quando paramos para refletir sobre nossos projetos e sonhos e ,que o ano está terminando e nem tudo saiu como queríamos ? Ai vem o questionamento “ e agora?”. E o medo do desconhecido, do novo ano que estar por vir , da sessão de ter paralisado em 2021 . Esses sintomas de ansiedade todos nós sentimos.
Reflita comigo !
• As vezes não percebemos o que está por trás dos sintomas , em que contexto , ambiente a ansiedade se manifesta com mais intensidade e frequência, para alerta sua ocorrência, associando os gatilhos geradores de estresse, preocupação e conflitos.
Mas o que não devo fazer?
• Não aceitar a realidade do jeito que ela é!
Não adianta você se questionar com o que não deu certo, isso causa estresse e sentimento de tristeza e insuficiência. Foque nos pontos positivos e vai em busca do seus sonhos.
• Não se desespere!
Não deixe que o desespero toma conta de você. Reflita sobre sua capacidade para sair dessa situação, concentre suas energias naquilo que é necessário.
• Achar que pode zerar a ansiedade e lutar contra ela!
Isso não é possível!
A ansiedade não é sua inimiga e em um nível adequado, te ajuda nas suas tomadas de decisões, organização e planejamento.
• Deixar o pensamento dominar!
De jeito nenhum!
Aprenda a questiona-los , nem tudo que você pensa é verdadeiro
• Não estabelece prioridades!
Resposta a si mesma!
O que é realmente necessário e importante para você no momento.
• Dizer sim, querendo dizer não!
Você tem que se por em primeiro lugar. Sobrecarregar-se de tarefas que te dar prazer e não se cobrar tanto. Isso faz diminuir sua ansiedade e ter qualidade de vida.
Mas se 2021 você sobrecarregou de atividades e não foi possível concluir? Faça diferente em 2022 ! Se organizar e fazer um planejamento agora , vai te ajudar a conquistar seus projetos e assim ter uma vida com saúde emocional em dia.
Saiba que a ansiedade pode ser tratada e quando você aprende a controla-la tudo fica mais tranquilo. Busque ajuda de um profissional psicólogo sua confiança.
Um grande abraço!
Cleide Léria Rodrigues é Psicóloga – CRP03/19383.
Nenhum comentário:
Postar um comentário