A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (17) o secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, e dois subsecretários Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gimenes, superintendente. Foto: Reprodução
De acordo com as investigações, a cúpula da Seap negociou acordos com chefes da maior facção criminosa de tráfico de drogas do estado, o Comando Vermelho. Ainda segundo a polícia, o objetivo era a troca de influência sobre os locais de domínio dos traficantes e outras vantagens ilícitas. A informação é do G1 RJ.
Conforme a publicação, entre os acordos estariam o retorno de criminosos presos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para o Rio de Janeiro; a entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais do estado e a soltura irregular de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, em 27 de julho. Conhecido como "Abelha", aos 50 anos, ele é classificado como "criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia mandados de prisão pendentes".
A operação da Polícia Federal tem o nome de "Simonia", em referência a uma prática medieval em que detentores de cargos trocavam benefícios ilegítimos por vantagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário