> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Secretaria de Planejamento divulga agenda do Programa Coleta Seletiva

terça-feira, 31 de agosto de 2021

ITABUNA-BA: Secretaria de Planejamento divulga agenda do Programa Coleta Seletiva

A Secretaria Municipal de Planejamento divulgou a agenda do Programa de Coleta Seletiva para o mês de setembro. Dentre as atividades programadas estão encontros com entidades de classe e instituições, a exemplo da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLI), maçonaria, além de universidades públicas e faculdades.

Também serão visitadas empresas geradoras de resíduos sólidos, realizado o levantamento das empresas processadoras de reciclagem da cidade e até de fora do estado e finalizadas as obras de instalação do galpão no Bairro Lomanto e dos equipamentos para separação de materiais recicláveis pelos ex-catadores do antigo lixão que agora integram a Associação Recicla Itabuna Para Viver Mais.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, adiantou que em setembro também será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei para a coleta seletiva em prédios públicos municipais. Ainda haverá uma assembleia dos catadores para a prestação de contas das ações já desenvolvidas.

AUXILIO FINANCEIRO
Na área da assistência social, secretária lembra que cestas básicas serão liberadas para os 161 catadores cadastrados e realizados pagamentos do auxílio aluguel para 56 pessoas e o bolsa renda a 160 pessoas. Também será realizado o segundo seminário de capacitação dos catadores, com treinamento já nas instalações do novo galpão.

No 1º Seminário de Capacitação realizado há pouco mais de uma semana na AABB Itabuna, os catadores receberam “certificado de mudança de vida”, como qualificou a secretária Sônia Fontes. “Eles terão a partir dos avanços tecnológicos, o apoio da Prefeitura, novos equipamentos de trabalho para uma melhorar a qualidade de vida deles e da sociedade, e principalmente uma vida de mais dignidade”, complementou.

Para a secretária, quando o prefeito Augusto Castro determinou a desativação do antigo lixão, demonstrou a importância que sua gestão vem dando ao meio ambiente. Além disso, com a qualificação dos catadores, indicou “a preocupação que tem com estas pessoas que trabalham dignamente e contribuem para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e da região como um todo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário