> TABOCAS NOTICIAS : Descarga elétrica mata jovem de 18 anos que usava o celular

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Descarga elétrica mata jovem de 18 anos que usava o celular

Eletricidade e celulares são uma combinação perigosa — já noticiamos diversas vezes casos em que usuários morreram por causa de descargas elétricas enquanto operavam seus aparelhos no momento em que eles estavam carregando na tomada.

Infelizmente, neste domingo (29) uma nova vítima chamada Radja Ferreira de Oliveira, uma jovem de 18 anos, teve sua vida ceifada antes da hora em Santarém no Pará. O caso ocorreu na madrugada em uma comunidade chamada São Francisco do Carapanari, na região do Eixo Forte.

O Samu foi acionado pelo NIOp (Núcleo Integrado de Operações), e quando chegou ao local, Radja já havia recebido os primeiros socorros e era levada ao hospital pela família.

Radja Ferreira de Oliveira (18) estava mexendo no celular plugado à tomada
Porém, a jovem já estava sem sinais vitais e o médico constatou o óbito. A mãe da moça contou às equipes que ela mexia no celular conectado à tomada quando um raio caiu. A jovem ficou desacordada e até chegou a ser socorrida por familiares, mas não resistiu.

Terceira vítima no Pará na mesma semana
Outras duas vítimas de descargas elétricas no Pará, na Cidade de Curuá (a oeste), também foram registradas, porém, felizmente, em um dos casos houve sobrevivente. Ambos foram reportados na quarta-feira (25) durante um temporal.

O que veio a óbito era residente no Distrito Apolinário, e se chamava Semeão Tavares. Ele falava ao celular quando tomou um choque. Profissionais de saúde ainda chegaram ao seu socorro, mas já era tarde demais.

Já em Macurá, o vereador Raimundo Brito (PP) de 35 anos foi atingido pela descarga elétrica enquanto depenava um pato em sua residência. Ele conseguiu pedir ajuda e chegou a ser levado ao Centro de Saúde.

Raimundo Brito (à esquerda) sobreviveu, mas Semeão Tavares (à direita) não resistiu
O TudoCelular relembra que usar o celular carregando na tomada oferece um risco, especialmente no caso de aparelhos com tecnologias de carregamento rápido/turbo, pois, a grande carga de energia pode ser transmitida para o usuário em caso de falhas.

Às vezes não é só culpa do acessório — devemos considerar as sobrecargas na rede elétrica que causam instabilidade na tensão das tomadas.

Durante tempestades, não recomendamos o uso de nenhum eletrodoméstico. Se o celular precisar de carga, talvez seja uma boa ideia apelar para um PowerBank em vez de plugá-lo na tomada. https://www.tudocelular.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário