> TABOCAS NOTICIAS : Arquiteta realiza sonho: faz uma casa por ano para crianças necessitadas

domingo, 21 de março de 2021

Arquiteta realiza sonho: faz uma casa por ano para crianças necessitadas

Patrícia Chalaça e uma das casas construídas - Foto: divulgação
Nunca houve dúvidas sobre o cuidar do outro. Essa sempre foi a missão de vida da Patrícia Chalaça, uma arquiteta que desde criança sonhava em ter uma instituição que trabalhasse com crianças. O que ela não imaginava, era que esse sonho impactaria mais 20 mil crianças no país.

“Com 20 e poucos anos, me vi arquiteta, mas ainda não tinha dinheiro para construir o espaço que eu queria. Mas também não queria abrir mão dos meus sonhos, sempre fui muito criativa e determinada. Um dia, tive uma ideia: se eu conseguisse convencer outras pessoas a embarcar no meu sonho, nós não precisaríamos necessariamente de dinheiro! Procurei outros arquitetos e gente de diversas áreas, cada um doando o seu trabalho. E conseguimos! Começamos reformando a Casa de Carolina, um abrigo para crianças órfãs em Recife, e não paramos.”

Nascia alí o projeto Casa da Criança, que brilha há duas décadas.

“Com mais de 20 anos de trabalho, Patrícia e seus parceiros já construíram dezenas de casas. É incrível ver que eles, de fato, não movimentam dinheiro. Trabalham com doações e o envolvimento da comunidade. É literalmente um amor que constrói”, contam Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos.

Corrente do bem
O que começou com a meta de terminar uma única casa, cresceu e se transformou em pelo menos uma entrega por ano.

O crescimento do projeto chamou atenção de outros arquitetos de lugares diferentes que quiseram fazer uma Casa da Criança nas suas cidades e então o projeto explodiu.

“Bem no início, parceiros do Terceiro Setor me procuraram e fui selecionada para receber incentivos. Eu não conhecia nada do Terceiro Setor nem fazia parte de movimentos sociais; era apenas uma arquiteta, cidadã, uma pessoa comum que quis retribuir à sociedade as oportunidades que teve na vida!”, conta Patrícia.

Hoje, uma organização com reconhecimento federal, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, a Casa da Criança agrega voluntários, amigos, parceiros e tem uma equipe nacional. Mais em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário