Secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar abordou o impacto da covid-19
Lívia Mendes - Foto
Em palestra virtual promovida pelo Rotary Club de Itabuna na noite da última terça-feira (09), a secretária municipal de Saúde Lívia Mendes Aguiar abordou o impacto da covid-19 e a campanha de imunização contra a doença na cidade, esclarecendo ainda sobre as ações propostas pela pasta para enfrentamento à pandemia. Num período em que a microrregião Sul da Bahia possui alta incidência de casos e Itabuna já somava, até a data, 385 óbitos provocados pelo vírus, a participação da gestora teve o objetivo de conscientizar os rotarianos transmitindo a mensagem da importância dos cuidados e prevenção. “Itabuna tem um número crescente de casos e ainda não entrou em estabilidade, por esse motivo, para evitar o colapso no sistema de saúde, as medidas de precaução são altamente necessárias”, desabafou.A médica pontuou algumas das ações que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo, entre as quais, a divulgação de locais que realizam teste para detecção de coronavírus, a testagem intensa em bairros com maior taxa de resultados positivos e a divulgação do patrulhamento de bares e restaurantes nesses locais, a limpeza de feiras e praças e a aquisição de testes mais específicos para diagnóstico rápido de covid 19. Revelou ainda o retorno das reuniões do Comitê COVID que conta com representantes de diversos segmentos da sociedade.
Apresentando o vacinômetro - boletim diário que mostra o avanço da vacinação contra o coronavírus na cidade-, a secretária detalhou a campanha de imunização. “O planejamento, bem como a distribuição das vacinas, está atendendo aos grupos prioritários e segue diretrizes do plano elaborado pelo Ministério da Saúde com as devidas adaptações à realidade do município. Seguimos também parâmetros e orientações da Secretaria de Saúde do Estado que recomendam os gestores acerca da imunização”, esclareceu, acrescentando que um novo lote de vacina havia chegado à cidade naquele mesmo dia.
A convidada respondeu questionamentos dos membros do clube, fez recomendações sobre como agir em caso de sintomas de covid19 e alertou a respeito da circulação de fake news sobre a vacinação, destacando ainda a importância da disseminação de informações de prevenção. “Estamos trabalhando agora na conscientização. A população banaliza as medidas de higiene que são as mais importantes. É preciso esclarecer que o suprimento de vacinas ainda está baixo, a distribuição está baixa, então, comunicar sobre as precauções ainda é muito importante, e o Rotary, por ser um disseminador de informação, ajuda a secretaria nesse sentido”, explicou.
“Nosso Rotary é um clube de serviço, portanto, conte sempre com a nossa parceria. Estamos aqui para colaborar com a secretaria de saúde e teremos grande satisfação em participar de todas as ações que possam ajudar nessa pandemia e em outros momentos”, disse o presidente do RC de Itabuna, Marcus Vinícius Rodrigues, dirigindo-se à gestora. “Como bem disse o nosso presidente, estaremos sempre aqui para somar com o município. Que possamos estabelecer essa parceria a fim de minimizar os problemas causados pelo coronavírus na cidade. Agradeço pela brilhante e informativa palestra”, declarou o rotariano Sílvio Roberto Sousa de Oliveira. “Buscamos resolver esse desafio e melhorar a situação da saúde de Itabuna. Com o tempo conseguiremos sim elevá-la ao patamar que ela merece, de uma cidade pólo, importante para toda a região. Contamos com a colaboração de todos somando esforços para transformar a saúde de Itabuna”, encerrou a palestrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário