> TABOCAS NOTICIAS : Questão do Enem envolvendo Marta e Neymar provoca queda do presidente do Inep

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Questão do Enem envolvendo Marta e Neymar provoca queda do presidente do Inep

A discussão envolveu a diferença de salário entre o futebol masculino e feminino
Por iG Esporte **Reprodução
Neymar e Marta
Alexandre Ribeiro Pereira Lopes , então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi demitido na última sexta-feira por conta de uma questão do Enem que abordava a diferença salarial entre a maior jogadora de futebol de todos os tempos, a brasileira Marta , e o craque Neymar . A informação é da Revista Veja.

O tema, alvo de uma questão na primeira prova do Enem deste ano, levou a protestos do presidente Jair Bolsonaro, que disse ter considerado “ridícula” a comparação entre os dois atletas .

A apoiadores, Bolsonaro disse que “o futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil” e justificou a desigualdade salarial como questões da “iniciativa privada”.

“Não tem que ter comparação. Futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil. O que o Neymar ganha por ano todos os times de futebol juntos no Brasil não faturam por ano. Como que vai pagar para a Marta o mesmo salário? Isso chama-se iniciativa privada. Ela que faz o salário. Ela que mostra para onde o mercado deve ir. Então, o Enem faz umas questões absurdas sempre pregando a igualdade, mas por baixo”, apontou o presidente na ocasião.

De acordo com a reportagem, a exoneração de Alexandre foi decidida internamente, em janeiro, justamente por causa da insatisfação do presidente com a questão. A oficialização queda, porém, ocorre na semana em que foi realizada a reaplicação do Enem, adiado para candidatos que, por conta da pandemia, tiveram problemas logísticos e para aqueles que foram contaminados pelo novo coronavírus.

O chefe de gabinete de Lopes, Marcelo Silva Pontes, também foi exonerado.  Fonte: - iG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário