Proposta é de Marcelo Ramos, 1º vice-presidente da Casa | Foto: Ag. Câmara
A Câmara dos Deputados vai permitir, de forma oficial, que lobistas entrem nas salas das comissões de trabalho, onde são decididos os textos finais de projetos de lei. É a primeira vez na história em que isto acontece, segundo o site Poder360. Anteriormente, representantes de associações e empresas poderiam entrar nas salas dos colegiados, mas em ocasiões específicas.
A decisão sobre os lobistas foi relatada pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM), 1º vice-presidente da Câmara e relator do PRC (Projeto de Resolução da Câmara) 6/2021. A Mesa Diretora da Casa recebeu a proposta no dia 5 de fevereiro. A regra foi promulgada nesta quinta (11).
Ainda conforme a publicação, a regra que ampliou os espaços dos lobistas na Câmara é parte do projeto que autorizou que as comissões voltem a funcionar. Ramos informou que a inclusão da medida foi uma demanda da Associação Brasileira de Relações Governamentais e Institucionais (Abrig), que reúne os profissionais de RIG, eufemismo para lobby, e do PT.
“Fiz um gesto ao pessoal de RIG e ao PT. Isso foi uma reivindicação da Abrig. Quando o PT pediu para incluir associações, falei que iria criar a possibilidade”, contou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário