Foto: Divulgação
A primeira endoprótese de artéria ilíaca comum esquerda feita em uma unidade hospitalar do interior baiano conveniada ao SUS foi no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. O procedimento foi feito no último mês de novembro, em um paciente de 63 anos, morador de Itabela.
Agora a equipe comemora o resultado. O médico Magno Baunieri, cirurgião vascular do HRCC, explica que o paciente com comorbidades deu entrada no hospital via Central Estadual de Regulação (CER), para avaliação com a equipe de cirurgia vascular. “Hipertenso, diabético tipo 2, hemodialítico três vezes na semana, cursando queixa de algia e edema em coxa. O exame de imagem mostrou fístula arteriovenosa, entre veia e artéria ilíaca comum esquerda, sem sinais de trombose, apresentando aumento de volume no membro inferior esquerdo”, disse o médico sobre o quadro clínico do paciente.
Diante do diagnóstico apresentado, a equipe médica vascular do HRCC assumiu o paciente para a realização do procedimento de Correção Endovascular de Fístula Arteriovenosa (FAV) com degeneração aneurismática.
“Realizado com sucesso”, comemorou o médico.
O paciente submetido ao procedimento está em casa e apresenta boa recuperação. Agora em janeiro será submetido a outra avaliação médica para verificação do seu quadro clínico, conforme indicado pela equipe de especialistas do HRCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário