> TABOCAS NOTICIAS : Mandetta alerta para risco de variante do AM se espalhar com transferências de pacientes

sábado, 30 de janeiro de 2021

Mandetta alerta para risco de variante do AM se espalhar com transferências de pacientes

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alertou para o risco da variante brasileira do novo coronavírus, identificada em Manaus, provocar um agravamento do quadro epidemiologico no Brasil. Mandetta citou o termo ‘megaepidemia’.

Segundo ele, a situação no Brasil pode se agravar ainda mais caso as transferências de pacientes manauaras em razão do colapso hospitalar no Amazonas ocorra sem os devidos cuidados, espalhando assim a variante identifica no estado.

“O mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil, e o país não só está aberto normalmente, como está retirando pacientes de Manaus e mandando para Goiás, Bahia, outros lugares, sem fazer os bloqueios de biossegurança. Provavelmente vamos plantar essa cepa em todos os territórios da federação, e daqui a 60 dias podemos ter uma megaepidemia”, afirmou Mandetta.

A mutação brasileira, batizada E484, foi identificada no Rio de Janeiro e em variantes em Manaus, como a B.1.1.28, detectada em japoneses que estiveram no Amazonas. Ela altera o RDB, o ponto da proteína S em que o Sars-CoV-2 se liga às células humanas.

As mudanças genéticas podem causar o chamado mecanismo de escape, ou seja, quando os anticorpos desenvolvidos contra o Sars-CoV-2, que atacam o RDB, perdem sua especificidade. Esse processo pode influenciar a eficácia de vacinas.

A variante já foi detectada em diferentes países, como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, e em vários estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário