> TABOCAS NOTICIAS : Maioria dos pacientes não quer ser transferida, afirma governo de Rondônia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Maioria dos pacientes não quer ser transferida, afirma governo de Rondônia

© Reprodução Twitter oficial do Ministério da Defesa
 Ida para outros estados vem sendo solução para falta de leitos 
Às voltas com as consequências do aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e da falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a secretaria estadual de Saúde de Rondônia enfrenta outro problema: a recusa dos pacientes em serem transferidos para hospitais de outros estados.

Com todos os leitos de UTIs destinados ao atendimento de pacientes com a covid-19 ocupados e mais de 70% das vagas em unidades clínicas ocupadas, o estado buscou a ajuda do Ministério da Saúde e de outras unidades da federação. Entre a última segunda-feira (25) e o início da madrugada de ontem (27), 26 pessoas foram removidas para outras localidades: 13 para Curitiba (PR); nove para Porto Alegre (RS) e quatro para Cuiabá (MT). O Mato Grosso do Sul também disponibilizou vagas, que seguem à disposição.

Alegando que a demanda por leitos “muda a todo instante”, a secretaria de Saúde de Rondônia evita informar quantas pessoas precisariam ser removidas, mas admite que “o estado está encontrando dificuldades para realizar as transferências porque os pacientes e seus familiares não querem sair do estado”. Leia mais em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário