A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou na manhã desta sexta-feira, 28, um novo boletim atualizando a situação em relação aos casos suspeitos de coronavírus no Estado. Segundo a publicação, a Bahia está com 17 casos notificados com suspeita clínica e nenhuma confirmação de caso de infecção pelo vírus.
Segundo o Correio da Bahia, de janeiro até as 16h desta segunda, os casos de suspeita foram localizados nos municípios de Camaçari (1), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (5), Feira de Santana (3) e Porto Seguro (1). Segundo a Sesab, oito pacientes estão com amostras em análise laboratorial: três em Feira de Santana, um em Itabuna e quatro e, Salvador. Os demais casos foram descartados.
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. Os casos graves devem ser encaminhados para um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos e ratificar a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário