> TABOCAS NOTICIAS : Anvisa emite alerta sobre o uso de remédio para a prevenção de náuseas em grávidas

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Anvisa emite alerta sobre o uso de remédio para a prevenção de náuseas em grávidas

Estudos indicam que o medicamento pode estar ligado a malformações dos bebês
Foto: Ana Nascimento/MDS/Portal Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para que profissionais prescritores tenham cautela ao indicar ondansetrona a mulheres no primeiro trimestre de gravidez. A agência investiga se o medicamento causa malformação do bebê. Após a conclusão dos estudos, há a possibilidade de contraindicar o uso desse medicamento por mulheres grávidas.

O alerta da Anvisa cita um estudo que comparou 88.467 mulheres expostas à ondansetrona durante o primeiro trimestre de gravidez com 1.727.947 mulheres não expostas à substância. O resultado foi de três casos adicionais, 14 contra 11, de defeitos de fechamento orofacial identificados para cada 10 mil nascimentos de descendentes de mulheres expostas, principalmente relacionados à ocorrência de casos de fissura palatina.

Segundo a Anvisa, o mecanismo pelo qual a ondansetrona pode interferir na gravidez é desconhecido. Dessa forma, a segurança de uso desse medicamento durante o segundo e o terceiro trimestres de gravidez também não está estabelecida. Mais em https://www.fortenanoticia.com.br/anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário