> TABOCAS NOTICIAS : BA: Detran vai usar sistema de reconhecimento facial para emissão da CNH

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

BA: Detran vai usar sistema de reconhecimento facial para emissão da CNH

O objetivo da medida é aumentar a segurança do procedimento e evitar algumas fraudes no sistema.
Foto: Divulgação/ Detran-BA
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) está na fase final de implantação do sistema de reconhecimento facial para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O sistema é integrado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O objetivo da medida é aumentar a segurança do procedimento e evitar algumas fraudes no sistema. Por causa de ajustes técnicos que permitirão a implantação da medida, o Detran-BA poderá ser obrigado, excepcionalmente, a estender o prazo de entrega da habilitação, que é de 10 a 15 dias, em serviços já abertos no órgão.

As carteiras antigas continuarão valendo, mas, quando a ferramenta tecnológica estiver disponível, o condutor será submetido à coleta de biometria e foto para obter a CNH, nos casos de renovação, segunda via e mudança de categoria. Para a emissão do documento, a foto precisará ser confirmada pelo reconhecimento facial.

“Com a integração ao sistema do Denatran, alguns casos de renovação da CNH podem sofrer atrasos pontuais na entrega, nesse período. Pedimos a compreensão dos motoristas para que possamos, em poucos dias, finalizar esse processo muito importante, que vai reforçar a segurança na validação do documento”, explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário