Nesse domingo (22) aconteceu a terceira etapa da campanha "Na onda contra o plástico" realizado pelo 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhéus. O evento aconteceu na praia de São Domingos zona norte da cidade, e contou com o apoio da Marinha do Brasil e Polícia Militar, além da participação de mais de 60 voluntários e 50 bombeiros militares.
O evento consiste na limpeza de uma área pública de visibilidade e de grande visitação para fomentar uma consciência de contribuição de limpeza dos espaços de uso da população. Essa prática transcende o não sujar; vai muito além, tem a finalidade de exercer o dever cívico de contribuir com a limpeza do ambiente freqüentado pelo cidadão.
Em março de 2019, a ong internacional WWF (World Wide Fund for Nature/Fundo Mundial para a Natureza) divulgou um estudo segundo o qual o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2%.
Sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acabam nos oceanos. Segundo o relatório da WWF, o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. Neste ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2. Segundo a ong, o último verão foi o recordista em animais mortos na costa brasileira, e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário