> TABOCAS NOTICIAS : Queimadas na Amazônia diminuem, mas desmate avança

domingo, 29 de setembro de 2019

Queimadas na Amazônia diminuem, mas desmate avança

Ainda houve redução do número de bens apreendidos, como toras de madeira e motosserras
Foto: Reprodução/Youtube
Um mês após a chegada das Forças Armadas na Amazônia para combater queimadas na floresta, a quantidade de incêndios diminuiu, de acordo com documento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) obtido pelo Estado e publicado hoje (28).

O fogo é a ameaça mais visível à floresta e que colocou o país no centro das preocupações internacionais. Porém, as queimadas costumam ser a última etapa de um processo de destruição da floresta.

Menos ruidoso e visível, o desmate segue avançando, de acordo com os dados obtidos pela reportagem. Em agosto, os alertas do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicaram desmatamento de 1.702 km² na Amazônia, ante 526 km² em agosto de 2018. Em setembro deste ano, até o dia 20, os alertas indicavam 1.173 km², ante 739 km² em setembro inteiro do ano passado.

Ainda houve redução do número de bens apreendidos, como toras de madeira e motosserras, e também de autos de infração, de agosto a setembro deste ano, comparado o mesmo período do ano anterior.

O total de madeira apreendida nesse intervalo de um mês, em 2018, foi de aproximadamente de 5.264 m³, segundo o documento do Ibama. Já com a chegada das Forças Armadas, diz o informe, foram apreendidos aproximadamente 1.909 m³ de madeira, o que significa queda de 63,7%.

O envio de militares foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro com um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região, quando o número de focos disparou na Amazônia, no mês passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário