Foto: Getty Images
Em tempos de pessoas que mentem com a maior cara de pau, e sustentam suas histórias mesmo face a provas, como saber quem diz a verdade?
Pesquisadores da University of Michigan, nos Estados Unidos, descobriram 5 formas de desmascarar gente falsa, mentirosa.
Ele fizeram um estudo – em gravações de 100 vídeos de tribunais – para identificar a linguagem dos gestos usados por pessoas desonestas.
Os vídeos analisados incluíam os testemunhos de réus e testemunhas de acusação. Os pesquisadores se basearam no veredito para determinar quem era inocente. O áudio dos vídeos foi completamente transcrito e analisado, enquanto os gestos foram contados e codificados.
No estudo eles descobriram, dentre outras coisas, que as pessoas que estavam mentindo gesticulavam com ambas as mãos, com muito mais frequência do que aquelas que estavam dizendo a verdade.
Os resultados da pesquisa foram publicados na International Conference of Multimodal Interaction.
Veja 5 dos sinais que os pesquisadores da University of Michigan encontraram com mais frequência.
Isso pode não ajudar você a pegar um ladrão, mas pode ajudá-la a detectar mentiras a quilômetros de distância.
1. Gesticular com ambas as mãos
Segundo a pesquisa, mentirosos movimentam muito mais as mãos do que pessoas que estão dizendo a verdade. Enquanto apenas 25% daqueles que diziam a verdade foram vistos fazendo isso, cerca de 40% dos mentirosos tinha este trejeito. Mihalcea diz que “este gesto pode acompanhar o esforço do cérebro para criar uma história”. Isso pode acontecer quando uma pessoa não tem mais o que dizer e começa a inventar.
2. Franzir a testa e fazer expressões nervosas
“Pessoas que estão mentindo franzem a testa com frequência”, explica Mihalcea. Apenas 10% das pessoas que diziam a verdade mostravam este trejeito. Nos mentirosos, este número subiu para 30%
3. Contato visual direto
Embora muitos acreditem que os mentirosos evitam contato visual, os pesquisadores descobriram que eles olham nos olhos com muito mais frequência do que pessoas que estão dizendo a verdade. Nos vídeos estudados, os pesquisadores perceberam que os mentirosos passavam até 70% das interações olhando nos olhos das pessoas. Mihalcea acredita que isso se deva ao fato de que eles “estão tentando arduamente convencer os outros de que não estão mentindo, então usam todos os artifícios de confiabilidade disponíveis”.
4. Falar mais do que o necessário
Mentirosos são mais propensos a tropeçarem em suas palavras enquanto lutam para inventar uma história crível ou fabricar uma pré-narrativa. “Isso é algo que é difícil de controlar”, explica Mihalcea. “Quando você está pensando no que irá dizer, as palavras são racionais e lógicas, justamente para facilitar a compreensão da mensagem. Mas é difícil controlar as interjeições”. Um mentiroso fará o possível para ganhar tempo.
5. Evitar a primeira pessoa
Ao contar uma mentira, as pessoas estão mais propensas a se distanciarem das próprias ações usando pronomes de terceira pessoa, como “ele” ou “ela”, em vez de palavras de primeira pessoa, como “eu” ou “nós”. Muitas vezes, o discurso de um mentiroso também fica mais rebuscado, o que permite que ele se distancie psicologicamente da mentira.
Cuidado
É claro que estes métodos estão longe de serem infalíveis. Mas considerando que a maioria dos adultos não consegue ficar 10 minutos sem contar uma mentira, existe uma boa possibilidade de você evitar ser enganada algumas vezes, caso se lembre destes conselhos. Com informações do Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário