> TABOCAS NOTICIAS : Brasil fica na lanterna mundial em produção industrial, aponta pesquisa da Ied

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Brasil fica na lanterna mundial em produção industrial, aponta pesquisa da Ied

De acordo com a publicação, o resultado brasileiro é muito pior que a média da indústria global
A indústria brasileira está em último lugar no índice da produção global. Segundo revela o jornal Folha de S. Paulo, a produção do setor registrou o pior desempenho no terceiro trimestre, comparado com mais de 130 nações, que representam 95% da indústria no mundo.

O estudo foi realizado pelo Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) com base em dados reunidos pela Unido, órgão das Nações Unidas que também estuda o desenvolvimento industrial. Os dados apontam que a indústria brasileira recuou 11% em relação ao mesmo período do ano passado. No fechamento do ano, a queda deve ser de cerca de 8%.

De acordo com a publicação, o resultado brasileiro é muito pior que a média da indústria global, que subiu 2,7% na mesma comparação. Nos países desenvolvidos, a produção industrial se recupera da crise e cresceu 1,2% no terceiro trimestre, enquanto nos países em desenvolvimento a alta foi de 5%.

O pior desempenho por região (-3,2%) é registrado na América Latina. Na América do Norte, houve alta de 1,8%, e, na Europa, de 2%. Na África, onde a indústria é incipiente, houve estagnação (0,1%).

O estudo indica que os países latino-americanos tiveram uma fraca performance, mas nada se compara ao Brasil. No Peru e na Colômbia, as quedas foram de 3,2% e 0,3%, respectivamente. A Argentina ficou estável. Chile e México são exceções com resultados positivos. A Unido não inclui a Venezuela em seu levantamento.

"O tombo da indústria brasileira é enorme, com uma crise conjuntural e estrutural", afirma David Kupfer, coordenador do grupo de indústria do Instituto de Economia da UFRJ.

Para o economista, a indústria enfrenta forte recessão após perder densidade e competitividade, em razão da falta de investimentos e da transferência de produção para o exterior.

"A crise brasileira é puxada pela queda do investimento por causa da falta de confiança, o que atinge diretamente a indústria", explica Júlio Sérgio Gomes de Almeida, consultor do Iedi e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Segundo especialistas, as medidas adotadas pelo governo Dilma no primeiro mandato não salvaram a indústria, porque focaram a demanda por produtos, e não o aumento da competitividade. Um exemplo é a desoneração de IPI para veículos e móveis.

Ainda de acordo com a Folha, a política anticíclica do governo, iniciada para combater os efeitos da crise global em 2008 e 2009, durou muito tempo e antecipou para 2010 e 2011 uma demanda de produtos que deveria estar ocorrendo hoje.

"E não há horizonte de melhora", destaca Kupfer. Segundo ele, a desvalorização do câmbio vai trazer alívio, mas teria que durar muito tempo para que a indústria voltasse a investir em produtividade e inovação.

O estudo ressalta que a performance do Brasil é muito pior que a dos demais países em desenvolvimento, cuja produção industrial cresceu, em média, 5% no terceiro trimestre.

A China continua sendo o país que mais cresce na indústria, com avanço de 7%, o pior resultado desde 2005, mas ainda assim impressionante. Fonte: Com informações de Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário