> TABOCAS NOTICIAS : Professora demitida durante ditadura militar é reintegrada à UFBA

sábado, 19 de dezembro de 2015

Professora demitida durante ditadura militar é reintegrada à UFBA

A professora Mariluce Moura foi reintegrada ao corpo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (18), em Salvador, após perder em 1976 o direito de exercer as funções profissionais na universidade durante a Ditadura Militar. A docente foi presa e torturada pelos agentes da repressão e também foi demitida de sua função no Departamento de Comunicação da UFBA. Ela foi absolvida posteriormente pela própria Justiça Militar, mas só conseguiu recuperar o emprego após um pedido de processo de anistia, iniciado em 2011. "Eu poderia escolher uma indenização, mas do ponto de vista simbólico, moral, profissional, minha reintegração é algo que eu achava que o estado brasileiro me devia. Não sei ainda a data exata de quando vou voltar para universidade, mas em janeiro vou conversar com a UFBA e com o pessoal da Facom (Faculdade de Comunicação da UFBA) para definir o calendário", disse Moura. A decisão pela reintegração de Mariluce ocorreu no dia 14 de outubro deste ano, em uma sessão da Comissão de Anistia realizada em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no dia 15 do mesmo mês, onde foi oficializado o pedido de desculpas do governo brasileiro aos professores perseguidos durante a Ditadura Militar. A comissão reconheceu o período em que a professora Mariluce Moura ficou afastada de seu emprego e, através de Portaria do Ministério da Justiça, lhe concedeu o direito de ser reintegrada à UFBA. "Eu me formei em jornalismo em 1972, com 22 anos, e com essa idade fui presa. Meu marido foi preso no mesmo dia que eu. Em 1973 eu fui solta, mas meu marido foi assassinado. Fui julgada na auditoria militar em outubro de 1974 e absolvida por unanimidade. Esta sentença do Superior Tribunal Militar confirmou a sentença de que eu era inocente e fui absolvida", contou a docente ao G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário