Foto: Stefhanie Piovezan/G1
Um caso de superação!
A professora Mariana de Lima Isaac Leandro Campos se tornou a primeira pessoa surda a defender o doutorado no Estado de São Paulo, segundo a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde ocorreu a banca, na semana passada.
Professora da disciplina “introdução à Língua Brasileira de Sinais” na universidade, Mariana defendeu a tese “O processo de ensino-aprendizagem de Libras por meio do Moodle da UAB-UFSCar” e contou com três bancas: uma de avaliadoras presenciais, uma virtual e outra de intérpretes. Ela foi aprovada.
“Me sinto aliviada e também sinto a responsabilidade como representante do povo surdo”, contou por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). “É um momento de mostrar a capacidade do surdo, me sinto um modelo mostrando que é possível estudar”, disse ao G1.
Pesquisa
No estudo, foram analisadas as ferramentas disponibilizadas para o ensino da língua de sinais no ambiente virtual e como alunos, tutores e docentes dos cursos de pedagogia e educação musical a distância percebiam esse aprendizado.
Como conclusão, Mariana notou, entre outros pontos, que ferramentas como os chats precisam ser melhoradas, a necessidade de encontros presenciais dos alunos para o uso da Libras e também a importância de mais espaço para o ensino da língua junto aos futuros professores.
“Minha tese me deu muita segurança de entender esse aluno, agora posso voltar para o ambiente virtual e lutar para estender a carga horária da disciplina”. Leia tudo em http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=7544&a=professora-e-a-1-surda-a-defender-doutorado-em-sp#sthash.UWBPratS.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário